Conhecida por desenvolver sistemas operativos para PDAs, a PalmSource anunciou hoje que se vai dedicar mais ao mercado de smartphones, ou telemóveis inteligentes.



"Já há bastante tempo que somos um interveniente neste espaço", salientou o director executivo da PalmSource, Dave Nagel, em entrevista à Associated Press. Para o responsável, o anúncio é apenas a oficialização da importância que o mercado dos smartphones tem para a fabricante. "Vamos atrás deste mercado com todas as armas que tivermos ao nosso alcance", prometeu.



A PalmSource indica que vai adoptar uma estratégia de "versão dupla", desenvolvendo um novo sistema operativo destinado ao mercado dos smartphones enquanto mantém o velho sistema operativo Palm - anteriormente conhecido como Palm OS 5, mas que agora surge com a designação Palm Garnet - disponível para outros gadgets.



"Ter duas versões de uma mesma plataforma irá ajudar-nos a chegar uma maior fatia do mercado", explicou Nagel.



A mais recente versão do sistema operativo da Palm, denominada Cobalt, que há pouco tempo começou a chegar às fabricantes de dispositivos, já inclui actualizações para multitarefas e segurança, mas segundo o responsável da PalSource, esta versão será ainda melhorado na parte da comunicação telefónica.



A nova estratégia da empresa para se concentrar nos dispositivos que lidem tanto com voz como com comunicação de dados - como as suas rivais Nokia e Microsoft já fizeram - foi revelada durante um seminário que decorreu hoje.



A PalmSource resultou de um spin off em Outubro passado da divisão de hardware que faz os dispositivos Palm, agora denominada palmOne.





Notícias Relacionadas:

2003-09-24 - Aparelhos equipados com software Palm ascendem aos 30 milhões

2003-08-18 - PalmOne será o novo branding para unidade de hardware da Palm