A Panasonic vai apresentar hoje um tablet para concorrer com o iPad e seus semelhantes no mercado empresarial, mas que, segundo a fabricante, se distingue destes por ter sido concebido especificamente para o segmento - e tendo em conta as necessidades de colaboradores com "missões críticas".

O tablet Android é o mais recente membro da família Toughbook, composta por dispositivos destinados às empresas com particular preocupação com factores como a durabilidade e resistência dos equipamentos, a segurança e facilidade de recurso aos mesmos em ambientes adversos.

"Os clientes empresariais estão muito interessados no mercado dos tablets, mas têm saído frustrados pela falta de soluções adequadas", sustenta o presidente da Panasonic.

"A vasta maioria dos tablets - seja qual for o SO - são desenvolvidos para o consumo e não oferecem os níveis adequados de segurança e durabilidade, ou as funcionalidades necessárias para uso empresarial", afirma Rance Poehler, num comunicado à imprensa.

O equipamento será lançado durante o dia de hoje, num evento da companhia a ter lugar em Orlando, EUA, chegando ao mercado durante o último trimestre deste ano. Não foram, para já avançadas, as regiões do globo em que estará disponível.

Entre as características já desvendadas foi dado especial destaque ao ecrã de 10,1 polegadas, com resolução XGA (1024x768). Para além de ser multi-toque, como os seus concorrentes, aposta numa solução que inibe os reflexos e apresenta um nível de brilho elevado, o que fazem com que possa ser utilizado de forma eficiente em ambientes exteriores, com forte luz solar, garante a fabricante.

O dispositivo virá também acompanhado de uma caneta (estilete) activa, que vai permitir, por exemplo, captar assinaturas, quando utilizado por colaboradores na área de entregas, apoio a clientes, vendedores ou quando o tablet funcione como ponto de vendas móvel.

Outro dos enfoques é a segurança, com mecanismos de segurança integrados ao nível do hardware, adiantou a empresa, que assegura também a durabilidade e fiabilidade do equipamento e bateria, bem como o GPS e a conectividade 3G ou 4G, a título opcional.

Abaixo reproduzimos a primeira imagem disponível.

[caption]Panasonic Toughbook Tablet[/caption]