Os laboratórios da Panda Software detectaram entre Janeiro de 2005 e Agosto deste ano 6.995 trojans bancários, número que revela um aumento constante deste tipo de ameaça. Entre Janeiro e Agosto do ano passado os laboratórios da empresa de segurança tinham detectado 2.468 novos trojans, quando no mesmo período deste ano foram reportados 3.086, mais 25 por cento.



O maior aumento deste tipo de ameaça informática verificou-se já no ano passado entre Fevereiro e Março quando o número de ocorrências aumentou de 66 para 378, explica um comunicado.



Em todo o período de análise foram detectados troianos específicos para quase todas as entidades financeiras com serviços online, cada vez mais sofisticados. Um dos exemplos dessa evolução é o Banbra.DCY. Recentemente detectado, este código permite gravar ficheiros de vídeo dos dados de acesso introduzidos em teclados virtuais.



Dois worms, um exploit de uma falha no IE


Na passada semana o relatório semanal de vírus da Panda sublinhava a propagação de dois worms (o Wapplex.C e o Sohanat.A), o programa de adware Ajax e o exploit de uma vulnerabilidade crítica no Internet Explorer identificada como VML.A.



Sem grandes efeitos nocivos, o Wapplex.C é alvo de destaque pela multiplicidade de modos de propagação e pela capacidade de se copiar para diferentes recursos partilhados.



O Sohanat.A propaga-se através do serviço de mensagens instantâneas do Yahoo e actua alterando a página inicial, título da barra do Internet Explorer e a página web de abertura do Yahoo Messenger.



Destaque da semana foram ainda o adware Ajax que entra no PC através da visita de sites maliciosos gerando lentidão no PC e publicidade frequente e o exploit da falha no IE que afecta várias versões do XP e Windows Server 2003.



Quando explorada esta falha abre portas para que seja hospedada no PC uma página web que força o bowser a executar ficheiros sempre que o utilizar visite a página em questão.



Notícias Relacionadas:

2006-09-21 - Programas de marketing das empresas utilizados para distribuir spyware