Os ataques de hackers e fraudes levaram a menos perdas no primeiro trimestre de 2023, em valor, estimando a Immunefi que o valor ascendeu a 437 milhões de dólares, menos 64,4% do que o registado no mesmo período de 2022, quando ascendeu a 1,2 mil milhões. Estes dados destacam-se no relatório Crypto losses in Q1 2023, publicado pela plataforma de bug bounty e serviços de segurança.

A redução do valor de fundos em cripto e o aumento das medidas de segurança é uma das razões apontadas para esta queda do valor das perdas, mas a Immunefi nota que os ataques e a atividade hacker aumentou, com 192% mais de incidentes únicos em relação aos primeiros meses de 2022, sendo esta a maior atividade que o setor testemunhou nos últimos dois anos.

“Os projetos aumentaram significativamente medidas de segurança através de auditorias e recompensas pela descoberta de bugs. Mas os blackhats mantiveram o ritmo. As perdas estão atualmente baixas, mas principalmente porque a quantidade de fundos em cripto diminuiu, tornando os hacks menos devastadores”, explica Mitchell Amador, fundador e CEO da Immunefi.

Veja mais dados do relatório

No relatório a empresa indica que reviu todas as instâncias em que os blackhat hackers explorara vários protocolos de crypto, num total de 73 instâncias, entre ataques bem sucedidos, ou com algum sucesso, assim como fraudes.

A BNB Chain continua a ser o principal alvos de exploits e fraudes, com 73,3% das situações identificadas, e ultrapassou a Ethereum para se tornar no principal alvo de ataques entre blockchains no primeiro trimestre de 2023, com 33 incidentes. A Ethereum testemunhou 22 incidentes e a Arbitrum, que não foi alvo de ataques no período anterior, chegou ao terceiro lugar no top este ano com 8 incidentes. Seguiu-se a Polygon com 5 incidentes e Optimism com 3 incidentes. 

“A BNB Chain ainda tem um problema sério com o uso de código bifurcado por parte de programadores”, confirma Adrian Hetman, Tech Lead Triager da Immunefi em comunicado. “A sua comunidade carece de uma abordagem que coloca a segurança em primeiro lugar e atrai muitos utilizadores que procuram uma maneira rápida de ganhar dinheiro. É por isso que continuamos a ver o maior número de hacks e fraude neste ecossistema.”