A Microsoft Portugal anunciou em comunicado a implementação do primeiro projecto piloto do Tribunal XII no Tribunal Judicial de Faro. A iniciativa conta com a parceria da SBO e da Meiostec e visa a desmaterialização dos processos diários nos tribunais recorrendo às Tecnologias da Informação para melhorar processos de administração da justiça.



O primeiro teste começou a realizar-se ontem e prolonga-se durante o dia de hoje (sexta feira, 09 de Junho), visando a gravação digital áudio e vídeo de julgamentos no Tribunal Judicial da Comarca de Faro e a transcrição das audiências também por meios digitais.



O comunicado emitido pela Microsoft explica que o julgamento de processos-crime com intervenção do tribunal colectivo, iniciado ontem, será realizado com apoio do projecto Tribunal XXI. Isto permitirá que as sessões gravadas sejam entregues de imediato, em formato electrónico, aos vários sujeitos processuais.



As respectivas transcrições serão por sua vez entregues em 72 horas e disponibilizadas em formato electrónico e em papel.



Joice Fernandes, director da unidade de Administração Pública da Microsoft em Portugal afirma que este projecto irá "comprovar de forma clara como as tecnologias podem contribuir para uma justiça mais célere e eficaz", cita o comunicado.

Notícias Relacionadas:

2003-07-24 - Multicert e CTT assinam protocolo para "Marca de Dia Electrónico"

2002-01-22 - Conclusão da informatização dos tribunais assinalada hoje

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.