A plataforma Montevina, da Intel, representa uma das evoluções mais significativas da actual oferta integrada do fabricante de processadores, sucedendo à popular plataforma Santa Rosa, lançada durante o ano passado e representando a quinta geração da plataforma Centrino, apesar da designação comercial Centrino 2.
As novidades mais evidentes incluem um bus frontal de 1066MT/s, com velocidades paritárias aos processadores Core 2 Duo da geração Penryn, já com o processo de fabrico de 45nm, um consumo projectado que não deverá ultrapassar os 29 Watts nas implementações mais extremas, bem como suporte para o chip gráfico integrado Intel X4500, disponível nas versões GMA X4500HD, com suporte para Full HD a 1080i e reprodução nativa de filmes Blu-Ray, GMA X4500 e eventualmente GMA 4500. Todas as versões possuem um núcleo de processamento a 533MHz ou 640MHz e representam um incremento de performance até 70 porcento em relação à anterior geração X3500.
A plataforma Montevina incluirá, ainda, suporte para RAM DDR3 e uma nova implementação de caching para memória NAND, para além de um novo controlador Wi-Fi integrado, com a promessa de integração com módulo WiMAX e módulo misto Wi-Fi/WiMAX.
Com a nova plataforma, a Intel apresentou ainda alguns novos processadores Penryn dedicados, com velocidades entre os 2,26GHz e 3,06GHz e cache L2 de 3MB ou 6MB.
As versões vPro deverão integrar funções de segurança e de gestão específicas para ambientes empresariais.
Notícias Relacionadas:
2008-03-11 - Intel promete baixar preços de SSDs até 2010
2008-01-08 - Intel inunda mercado com 16 novos processadores
2007-05-09 - Intel actualiza Centrino com nova plataforma Santa Rosa
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários