A Sony vai abandonar o suporte a Linux na PlayStation 3 alegando problemas de segurança. O update de firmware que vai ser lançado na quinta-feira, 1 de Abril, impede a escolha do Linux como sistema operativo de eleição dos utilizadores, uma possibilidade permitida há alguns meses e acarinhada pela comunidade open source.

Ainda recentemente a Sony tinha garantido que continuaria a apoiar a opção de instalação de outros sistemas operativos na consola de jogos, mas agora recorre ao argumento de problemas de segurança não especificados para voltar atrás no suporte ao Linux, como explica no blog oficial.

Embora o número de utilizadores de Linux na PlayStation 3 seja muito reduzido, segundo vários sites especializados a comunidade Linux está a utilizar esta opção há vários meses sem qualquer problema. A opção de instalar um novo sistema operativo tinha sido lançada em Setembro de 2009 para as versões não-Slim depois de várias tentativas “experimentais” bem sucedidas.

A mudança tem efeito a partir da actualização de firmware para a versão 3.21, que será lançada esta semana, podendo os utilizadores optar por não a instalar. Se não o fizerem vão perder o acesso à PlayStation Network e a outros jogos online, assim como a possibilidade de correr jogos que só suportem esta nova versão.

Nota da Redacção: Foi corrigida a referência ao dia da semana em que será lançado o update de firmware.