Para além de estar a trabalhar na nova PlayStation, o departamento de gaming da Sony tem outra tarefa robusta em mãos. Depois do sucesso do PlayStation VR, a empresa japonesa apostou no desenvolvimento de um equipamento sucessor que, de acordo com os rumores, deverá chegar ao mercado juntamente com a PS5.

A novidade, no entanto, não diz respeito à data de lançamento do headset, mas sim ao facto de este poder estar a ser traduzido, não num aparelho, mas sim numa linha de vários aparelhos. De acordo com Dominic Mallinson, vice-presidente para o sector de investigação e desenvolvimento da Sony, o lançamento de vários modelos diferentes é uma das opções em cima da mesa. Ainda segundo o responsável, que discursou no Collision 2019, é mesmo possível que chegue às lojas um headset PlayStation sem fios.

10 experiências de realidade virtual para “mergulhar” no universo alternativo dos videojogos
10 experiências de realidade virtual para “mergulhar” no universo alternativo dos videojogos
Ver artigo

Dominic Mallinson não se quis alongar quanto a potenciais funcionalidades novas, mas adiantou que a monitorização do olhar do jogador é uma tecnologia fundamental para a realidade virtual, pelo que é quase certo que os novos PSVR vão contar com um sistema aprimorado nesse sentido.

"Esta é a tecnologia que me deixa mais entusiasmado", disse. "Já começamos a ver alguns aparelhos que têm esta tecnologia integrada, especialmente em eventos da indústria, e eu acho que tem um potencial tremendo para mudar a experiência da realidade virtual para o consumidor [...] acho que toda a gente consegue entender quão rica se torna a comunicação humana quando há contacto visual", acrescentou Dominic Mallinson, durante a sua apresentação.

Para o vice-presidente, esta tecnologia vai mudar a forma como os jogadores interagem com os conteúdos. Ao perceber para que ponto o utilizador está a olhar, o cenário não só pode reagir com estímulos adequados, como pode ajustar a qualidade da imagem naquele ponto preciso, contribuindo assim para a qualidade gráfica da experiência e também para a imersão do próprio conteúdo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.