Disponíveis para amadores e profissionais, os serviços de podcasts permitem criar conteúdos áudio e vídeo que ficam disponíveis num espaço próprio da loja de aplicações.



Desde que foi criado, no verão de 2005, o formato tornou-se um recurso frequente para criar aulas online, tutoriais, registar entrevistas, reportagens, entre outros. Atualmente estão disponíveis 250 mil podcasts, num total de cerca de 8 milhões de episódios, em mais de 100 línguas, adiantou esta semana a Apple à MacWorld.



A assinalar a marca dos mil milhões de subscrições a Apple lançou uma secção especial no iTunes onde reúne podcasts populares, ao longo da história do serviço, e novidades. A lista de podcasts agrupados nesta área varia consoante o país a partir do qual o utilizador acede à loja de música da Apple.



Para Portugal a seleção agrupada na categoria especial não é relevante, mas já está acessível e é anunciada num destaque a partir da área de lançamentos da loja de música. Na mesma área de lançamentos pode encontrar, no entanto, vários destaques que pode valer a pena ver ou ouvir, como sejam novos podcasts da TSF que tem uma oferta muito rica no formato.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico