“Tudo está relacionado com inovação”. Foi com estas palavras que José Correia, diretor geral da HP Portugal, deu início à apresentação de novos produtos e estratégias que a marca promoveu esta manhã no novo HP Experience Center, também hoje pela primeira vez mostrado aos jornalistas. Mas as atenções depressa se viraram para os novos portáteis para jogos e para o segmento premium, enquadrados nas gamas OMEN e Spectre.

[caption][/caption]

O Spectre é avançado pela HP como o “portátil mais fino do mundo”, com 10,4 mm de espessura e 1,16 kg. Com um novo sistema de dobradiças, o design é inspirado no cobre enquanto metal precioso. Destaca-se o sistema de som Bang & Olufsen,  que marca presença em todos os modelos de portáteis agora apresentados, bem como as três portas USB-C e a autonomia anunciada de até oito horas.

O Spectre tem um ecrã de 13 polegadas Full HD, preços a partir de 1.999 euros e estará disponível em agosto.

[caption][/caption]

Por outro lado, e porque a marca confessa agora um despertar recente para a área do gaming, são três os equipamentos pertencentes à nova gama OMEN by HP, com um design em cores escuras claramente dirigido aos jogadores. Trata-se de um PC desktop e dois portáteis, sendo que estes dois últimos chamam a atenção desde logo pelo teclado retroiluminado a vermelho, uma característica tão apreciada pelos gamers.

No interior dos OMEN de 15 e 17 polegadas, com ecrãs Full HD, estão discos SSD (256 GB) e HDD (1 TB), 16 GB de memória, processadores Core i7 da Intel e uma placa gráfica Nvidia GTX 965M com 4 GB de memória dedicada. O peso destas máquinas está na ordem dos 2,1 kg (versão de 15 polegadas) e o som está também a cargo de altifalantes Bang & Olufsen, apoiados pela tecnologia HP Audio Boost.

Os preços são a partir de 999 euros para a versão de 15 polegadas e a partir de 1.299 euros para o modelo de 17 polegadas, com chegada previstas às lojas em agosto.

[caption][/caption]

Já o OMEN Desktop é a solução destinada aos gamers que preferem o tradicional PC “fixo” para jogar. Tem luzes LED por todo o chassis em metal escovado e, segundo a HP, está certificado para funcionar com os óculos de realidade virtual Vive da HTC, muito por culpa da Nvidia GTX 1080, presente numa das configurações disponíveis. Estão também instalados processadores Intel Core Overclocking, discos SSD e um sistema de refrigeração líquida (em opção).

Os preços começam nos 1.499 euros, com lançamento marcado também para o verão.

Impressão compacta

Outra das grandes novidades mostradas neste lote de equipamentos da HP é a família Deskjet 3700, composta por dois modelos de impressoras multifunções domésticas tidas pela marca como “as mais compactas e leves do mundo”. Não são portáteis, mas têm 152 mm de altura e foram pensadas para imprimir a partir de um smartphone ou tablet, numa intenção expressa de “agradar aos utilizadores do novo milénio”, totalmente virados para as redes sociais e partilha de conteúdos.

[caption][/caption]

Os modelos 3720 e 3730 têm preços a partir de 69 euros e incluem até funcionalidades de digitalização e cópia a partir da imagem que um smartphone consegue captar. Estas Deskjet estarão nas lojas portuguesas em agosto.

Linha Envy

A já existente coleção Envy da marca também recebe agora novidades, a começar pelo monitor de 34 polegadas Envy Curved All in One, com design apurado e sistema de som Bang & Olufsen baseado em seis altifalantes. Mas também há um portátil a integrar agora esta gama: é o Envy 13, com 12,9 mm de espessura e 1,2 kg. Os preços das configurações deste modelo começam nos 1.299 euros.

Por outro lado, e já a pensar no regresso às aulas em setembro, a HP mostrou ainda os novos portáteis Pavilion x360, nas versões de 11 ou 13 polegadas (Full HD nesta versão com ecrã maior). A autonomia anunciada destes modelos é de dez horas, indica a marca, num "conversível" com 20 mm de espessura e 1,4 kg. Sistema de som Bang & Olufsen, também.

Novidades para o mercado empresarial

Como não poderia deixar de ser, a HP concentra fortes atenções também no segmento empresarial, tanto na área do computing como na impressão. Nesta área em particular, depois de recentemente ter apresentado a impressora 3D MultiJet Fusion, a empresa aposta na tecnologia de impressão PageWide, "capaz de imprimir 75 páginas por minuto e representada pela nova série Enterprise Color (modelos Pro 500 e Pro 400). A promessa é de "poupar até 84% de energia".  

[caption][/caption]

Entre os outros equipamentos empresariais encontram-se ainda os portáteis HP EliteBook Folio (ecrã 4k e com menos de 1 kg, tido como "o modelo empresarial mais leve do mundo", diz a marca), EliteBook 1030 (sem ventoinhas e com ecrã de 13,3 polegadas, 1,19 kg) e Elite x2 1012 (um "destacável" acompanhado de um pen sensível a 2.048 níveis de pressão).

Novo HP Experience Center

Entre os vários produtos empresariais mostrados, houve ainda a oportunidade de ficar a conhecer o mais recente espaço de exposição e experiência que a HP dedica a partir de agora aos seus clientes, o HP Experience Center, a funcionar nas instalações da marca, em Oeiras. A HP ressalva que este “é um projeto de origem portuguesa e que pretende permitir a experiência dos equipamentos da marca, e não apenas a apresentação dos mesmos”. Este espaço foi pensado para acolher 100 produtos, 50 experiências, e receber um número acima de 400 clientes por ano, segundo explicam responsáveis HP.

Nota da Redação: o artigo foi atualizado com novas informações, equipamentos e declarações