A Porto Editora e a JP Sá Couto promovem conjuntamente a iniciativa "Natal Mágico nos Hospitais" que visa a promoção do contacto das crianças internadas com as tecnologias, a par de outras que se desenvolveram com os mesmos objectivos. A iniciativa tem início oficial marcado para o próximo dia 9 de Dezembro e deverá decorrer até 13 de Janeiro de 2005.



As duas empresas propõem-se assim instalar nas unidades de pediatria de cada um dos Hospitais seleccionados cinco computadores - um deles com acesso à Internet e webcam - e 20 produtos multimédia de carácter lúdico-educativo. Os Hospitais onde a iniciativa decorre são o Hospital de S. João do Porto, Hospital Distrital de Faro, Hospital Pediátrico de Coimbra, Hospital de São Pedro, em Vila Real, Hospital de São Teotónio, em Viseu, e Hospital D. Estefânia, em Lisboa.



A partir desta terça-feira estará disponível um espaço online especificamente criado para esta iniciativa e que acolhe seis fóruns de conversação, um por cada hospital envolvido, por forma a que as crianças internadas nas diferentes unidades hospitalares possam conversar entre si, mas também para que os pais, familiares e amigos possam falar com elas.



Este site está igualmente disponível para receber mensagens de apoio às crianças hospitalizadas de qualquer pessoa que esteja interessada em fazê-lo, salientam as entidades promotoras da iniciativa, responsáveis pelos conteúdos disponibilizados.



"O grande objectivo desta acção é proporcionar às centenas de crianças que estarão hospitalizadas durante o Natal e o Ano Novo momentos mais agradáveis, ajudando-as nesta época festiva a ultrapassar as dificuldades emocionais que naturalmente surgem durante o período de internamento, permitindo ao mesmo tempo o contacto com as novas tecnologias", refere-se em comunicado de imprensa.



O "Natal Mágico nos Hospitais" tem uma execução faseada, iniciando-se no próximo dia 9 de Dezembro no Hospital de S. João, no Hospital Pediátrico de Coimbra e no Hospital D. Estefânia, para se alargar no dia 13 de Dezembro ao Hospital de São Pedro. Só a 14 de Dezembro irá abranger o Hospital de São Teotónio e no dia 16 de Dezembro o Hospital Distrital de Faro.



Notícias Relacionadas:

2002-01-23 - Ensino à distância para jovens internados envolve 3 Ministérios

2001-03-20 - UTAD apela a hospitais para criarem ciber-enfermarias