De acordo com os dados do Observatório Mundial da Panda Software, o Bugbear.B já alcançou os lugares de topo dos vírus mais disseminados nos últimos meses, ultrapassando inclusivamente o Klez.I. Este worm está a alcançar elevadas taxas de infecção nos Estados Unidos, Europa e América Central e Latina, mas Portugal aparece no topo dos países mais vulneráveis com 14,63% dos computadores infectados, indicam os dados desta empresa de software anti-vírus.

Em segundo lugar da lista está o Panamá com 13,63%, seguindo-se a Bolívia com 13,11%, a Bélgica com 10,83% e a Venezuela com 9,86%. Curiosamente a Rússia, que noutras ocasiões foi um dos países mais flagelados pelos vírus, apresenta apenas uma taxa de infecção média.

Estes dados podem ainda ser alterados com a retoma do ritmo normal de trabalho das empresas hoje, segunda-feira. A Panda Software indica que durante o fim-de-semana a actividade registada do worm Bugbear.B foi bastante inferior à dos dois últimos dias da semana, quando foram detectadas milhares de casos em todo o mundo, mas avisa que a disseminação do vírus poderá voltar a aumentar com a reabertura das empresas.

A taxa de infecções causada pelo Bugbear.B manteve-se no Sábado mas reduziu significativamente no Domingo, segundo os dados apurados pelo suporte internacional da Panda Software. Essas infecções de fim-de-semana foram originadas principalmente em computadores de utilizadores domésticos.

Recorde-se que o Bubbear.B foi detectado na quinta-feira passada e rapidamente se tornou numa das principais ameaças à segurança dos computadores individuais e das redes informáticas. As empresas de produtos anti-vírus apressaram-se a disponibilizar nos seus programas a possibilidade de detecção e remoção deste worm, mas o facto deste vírus ser polimórfico, com capacidade para alterar a sua configuração, dificulta por vezes esse trabalho.

Notícias Relacionadas:

2003-06-06 - Worm Bugbear.B representa risco elevado para as grandes organizações

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.