A Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes (RENER) já reúne 43 municípios em todo o país, o que se traduz numa cobertura de 45% da população e 17% do território nacional. Apesar de o cenário de uma cidade completamente informatizada, automatizada e inteligente ainda estar longe no horizonte, já existem exemplos que atestam os benefícios da aposta nas novas tecnologias.



Por exemplo, o concelho de Cascais foi o primeiro do país a ter toda a rede de semáforos com iluminação LED o que ajudou a reduzir os consumos energéticos em 80%, de acordo com dados revelados pelo Diário Económico. Monetariamente falando, isso traduz-se numa poupança de 50 mil euros por ano.



Para já a rede portuguesa de cidades inteligentes constitui-se acima de tudo de pequenos esforços tecnológicos e não ainda de uma verdadeira massificação do conceito de smart city.



Em Viseu está-se a preparar para o início de 2015 a distribuição de contadores de água inteligentes que além de permitirem fazer a monitorização dos consumos à distância, têm a capacidade para identificar uma anomalia na rede. Assim, se o consumidor deixar uma torneira aberta durante um longo período de tempo, será notificado através de um SMS.



Também em Viseu, mas que vai chegar ainda ao Porto, será implementado um sistema inteligente para contentores que comunica a quantidade de lixo existente. A partir desta informação podem ser, por exemplo, agendadas recolhas extraordinárias.



Sintra, Amadora, Porto, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Évora ou Loulé estão entre os municípios que já fazem parte da RENER.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico