Ao longo dos últimos dias e até sexta-feira, o TeK dará destaque às empresas portuguesas que este ano asseguram presença na CeBIT. A feira alemã, que arrancou ontem e se prolonga até sábado, é um dos maiores eventos mundiais do sector das Tecnologias da Informação. É um marco incontornável para muitas empresas com ambições internacionais e uma montra indispensável para dar a conhecer produtos e procurar novos contactos com potenciais clientes ou parceiros.



Portugal faz-se este ano representar no evento com sete empresas: Aveidigital, Vortal, IPBrick, SDILAB, Freedom Grow, DLC e Novatronica. Na mesma lista figurava inicialmente também a Eurotux, que em 2012 se estreou em Hanover, mas optou por não repetir a presença e deixar cair a pré-inscrição. Hoje damos destaque à Novatronica.



A tecnológica portuguesa aproveita a feira para mostrar em primeira mão um sistema antifurto de combustível suportado em tecnologia sem fios, desenvolvido pelo I&D da empresa e em fase de registo de patente.



Tal como em anos anteriores a Novatronica procura na CeBIT um palco para divulgar os seus produtos e encontrar distribuidores que assegurem a sua comercialização em novas geografias.



"Este ano estamos muito focados na criação de parcerias com outros países", confirma Paulo Garcia, diretor geral da empresa, fazendo um balanço muito positivo da participação da Novatronica no evento em anos anteriores.



"Repetimos a nossa participação pois consideramos a CeBIT uma feira muito importante e estratégica para a nossa expansão. Concretizámos aí alguns negócios no ano passado e estamos ainda mais otimistas para este ano", acrescenta.



A aposta da Novatronica na internacionalização intensificou-se no ano passado e em 2012 40% da faturação da empresa já foi realizada fora de Portugal. O destaque foi para países africanos como Angola e Moçambique, que este ano se mantêm relevantes na aposta da empresa, a par com novas geografias como Brasil ou Timor, onde a tecnológica assinou recentemente uma parceria.



A Novatronica é uma empresa da Povoa de Varzim focada no desenvolvimento de equipamentos de segurança e gestão eletrónica, com uma oferta de soluções para a gestão de frotas, segurança pessoal, de bens e serviços.



Nota de redação: Corrigida uma gralha na designação de Povoa de Varzim.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira