Tem início no final desta semana o campeonato internacional de robótica RoboCup 2010. A edição deste ano tem lugar em Singapura e conta com várias equipas portuguesas a concurso.

O evento mundial de robótica, que acontece desde 1997, é considerado uma das principais referências na área, com robôs a concurso nas modalidades de futebol robótico, busca e salvamento em situações de catástrofe e robótica doméstica.

O campeonato decorre entre 19 e 25 de Junho e entre os participantes encontra-se a já premiada equipa nacional Cambada, que venceu edição de 2010 do Festival Nacional de Robótica (em Leiria), conseguiu o bronze na edição do RoboCup ano passado da competição e o ouro em 2008 - que diz querer recuperar este ano.

A Cambada concorre na liga de futebol de robôs médios e é fruto de um projecto de investigação ligado à Universidade de Aveiro e ao Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro, composto por alunos, professores e investigadores.

[caption]Cambada[/caption]

Na mesma categoria, Portugal conta ainda com a equipa da ISePorto Team, cujas máquinas são desenvolvidas na íntegra por elementos do Laboratório de Sistemas Autónomos do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

[caption]ISePorto Team[/caption]

Na competição de robótica doméstica - que visa promover a criação de robôs autónomos capazes de interagir com os humanos e ajudá-los no desempenho de tarefas do dia-a-dia - fica assegurada a representação nacional por via da Maria, um robô da equipa Minho@Home, da Universidade do Minho.

Nas ligas de simulação - que misturam robôs reais com cenários e bolas virtuais - podemos ainda contar com a prestação da FCPortugal, que nasce da colaboração entre as universidades de Aveiro e do Porto, já com um currículo de boas prestações no GermanOpen 2010.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.