O executivo comunitário atribuiu hoje quatro prémios europeus a empresas em fase de arranque, destacadas entre num total de 94 candidaturas. A portuguesa Unbabel é uma das premiadas, a que se junta a Tilde (Letónia), de processamento de linguagem natural, a Textgain (Bélgica), uma startup de IA que permite às empresas e aos governos obterem informações valiosas a partir de dados não estruturados, a Lingua Custodia (França), uma empresa de tecnologia financeira especializada em IA/PNL para o setor financeiro,
Os vencedores partilham um prémio de um milhão de euros e terão ainda acesso a dois supercomputadores, o Lumi ou o Leonardo, durante oito milhões de horas.
O Grande Desafio da IA, lançado em 23 de novembro de 2023, visa recompensar as empresas em fase de arranque e as PME inovadoras que desenvolveram estratégias ambiciosas e se comprometeram a desenvolver modelos de IA em grande escala que trarão uma vantagem competitiva para a Europa.
A Unbabel foi criada em 2013 e especializou-se em modelos de linguagem. Em 2023 levantou 21 milhões de euros para impulsionar a estratégia de crescimento, numa ronda que contou com a participação da Iberis Capital, GED Ventures Portugal, Point 72, Notion, ScaleVentures Partners e Caixa Capital.
A startup lidera o consócio do Centro para a IA responsável de onde se espera que saiam 21 produtos desenvolvidos ou acelerados com IA até 2025, existindo duas equipas a trabalhar neste campo, uma a nível de produto e outra em investigação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários