O estudo Live Panel 2018 realizado pela Wave Maker, centrou-se no tempo que as pessoas dispensam, por dia, a jogar videojogos. O estudo teve como base cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos, representando uma amostra total de 2,8 milhões de indivíduos, oriundos da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suécia.

tek wave maker

Segundo o estudo, a média europeia do tempo despendido a jogar videojogos é de 22 minutos, considerando os países acima mencionados. Os países cujos jogadores passam mais tempo frente às consolas ou computadores com jogos é o Reino Unido e Suécia, com 28 minutos, ou seja, mais seis minutos acima de média. Segue-se a Espanha com uma média de 25 minutos.

Portugal é dos países que menos tempo dispensa a jogar, tendo uma média de 18 minutos. Segundo a infografia partilhada, apenas a Holanda está abaixo dos portugueses com 17 minutos de média. A França aparece um minuto abaixo da média, como 21 minutos.

O estudo reforça ainda que a faixa etária dos 18 a 24 anos é a que passa mais tempo a jogar por dia, com 43 minutos de média.

A ter em conta que o estudo assenta num universo muito grande de pessoas, e abrange idosos que provavelmente nunca jogaram. Além disso, sendo uma temática relacionada com os videojogos, o estudo deixou de lado o principal target da indústria, ou seja, os jovens com idades inferiores aos 18 anos.