Realizou-se este fim-de-semana nos Estados Unidos o Mundial Robô Bombeiro. A equipa vencedora do desafio é portuguesa e faz parte da Associação Desenvolver o Talento (ADoT), da Guarda, que levou a prova duas equipas portuguesas.



Composta por dois jovens de 12 e 13 anos, Miguel Seabra e José Delgado, a equipa conquistou o primeiro lugar da prova na categoria Júnior Division, sendo a única a realizar com sucesso a tarefa proposta nas três mangas da prova. A outra equipa da ADoT - composta por João Silveira e Gonçalo Nobre, ambos de 15 anos - participou no concurso na modalidade Walking Division.



Em 2011 o Trinity College Fire Fighting Home Robot Contest realizou-se pela 18ª vez, sendo que nesta edição recebeu 117 equipas de oito países: EUA, Canadá, México, China, Indonésia, Coreia, Israel e Portugal.



"Esta foi mais uma meritória participação de âmbito internacional, que conferiu significativa notoriedade à ADoT e, por seu intermédio, a toda uma região e ao país, e que evidencia o trabalho sustentado que vem desenvolvendo junto de jovens com capacidades de excelência", disse à Lusa, Maria Goretti Caldeira, presidente da associação.



No ano passado as duas equipas da ADoT conseguiram dois terceiros lugares na prova internacional. A nível nacional ficaram ambas em segundo lugar.