O preço dos portáteis na Europa está a baixar rapidamente, diz a IDC. Face ao início do ano, o preço médio dos portáteis desceu 25 por cento. Durante o mês de Setembro os preços na Europa baixaram 1,7 por cento face ao valor médio praticado em Agosto, mas se forem comparados os preços do segundo e do terceiro trimestre, a queda foi de 10,6 por cento.



A razão apontada pela IDC prende-se com o aumento da concorrência entre os vários fabricantes a actuar no mercado, que têm utilizado o preço e a sua oscilação para fazer crescer a procura.



O efeito é mais visível no canal de retalho, mas o resultado será um aumento de 50 por cento nas vendas de portáteis de consumo durante o terceiro trimestre comparativamente a igual período do ano passado. As empresas também estão a comprar mais portáteis, embora de forma mais moderada, com a IDC a indicar que as encomendas totais para a região EMEA devam crescer 29 por cento entre o terceiro trimestre de 2003 e o terceiro trimestre de 2002.



Gabriel Coimbra, gestor de pesquisas da IDC Portugal garante que a nível local a tendência para a descida dos preços também se verificou. O responsável não avança números concretos, mas garante que no segundo trimestre o preço dos portáteis em Portugal sofreu uma queda acima dos 25 por cento, enquanto no último trimestre a queda nos preços foi menos significativa. Ainda assim, é possível dizer que Portugal está a acompanhar a tendência que se tem verificado a nível europeu.



A HP Portugal também confirma esta tendência da queda dos preços, mas segundo José Correia, responsável de marketing da área de imagem, impressoras e PCs de consumo da empresa, tal terá a ver com o crescimento das vendas entre o mercado de consumo, onde os preços praticados são inferiores se comparados com os estabelecidos para o segmento empresarial.



Entre os mercados de portáteis, desktops e servidores x86, os preços europeus caíram 7,1 por cento entre o segundo trimestre de 2002 e terceiro trimestre 2003. Comparativamente a Agosto de 2000, os preços do terceiro trimestre estão ligeiramente acima de metade daquilo que eram na altura, mostram os valores da IDC.



"O terceiro trimestre foi outra vez de desafio para os fabricantes de PCs", afirmou Karine Paoli, directora de investigação da IDC Europa para a área de computadores pessoais. "Com muitos países ainda em recessão e os ciclos de substituição empresarial a continuarem a ser adiados, não resta outra hipótese aos fabricantes senão continuar a apostar activamente na vertente promocional e de marketing para estimular a procura". Segundo esta responsável da IDC, o preço continuará a ser a principal arma para o aumento das vendas no último trimestre de 2003 e durante 2004



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