A Alemanha vai-se tornar na primeira seleção de futebol europeia a vencer um Mundial organizado num país da América do Sul. Esta é a previsão máxima da EA Sports, braço desportivo da Electronic Arts, para o maior evento desportivo do chamado desporto rei.



A Alemanha vence nos descontos o Brasil, com um tento de Miroslav Klose. E os brasileiros, para chegar à final, tiveram que eliminar a seleção portuguesa nas meias-finais, num jogo que ficou por um magro 1-0.



Portugal disputará depois a medalha de bronze com a vizinha Espanha, mas a seleção das quinas sai de novo derrotada, por um resultado mais folgado: 1-3.



As previsões foram feitas pelo motor de jogo da EA Sports, tendo sido simulado todo o campeonato do mundo. Outras previsões mostram por exemplo que a Itália não vai passar a fase de grupos, que Neymar vai ser o melhor marcador da competição com seis golos e vai ser coroado também como melhor jogador da Copa.



Diz também a EA Sports que a Nigéria vai chegar aos quartos de final, onde vai perder com Portugal num jogo louco com resultado final de 4-3. O caminho da seleção portuguesa fica completo com o jogo dos 16-avos-de-final onde derrota a Rússia por 2-0.



Esta leitura vale tanto ou se calhar até mais do que algumas que têm sido feitas por casas de apostas, empresas de investimento e especialistas da bola. E para “apimentar” ainda mais a capacidade de futurologia do estúdio de videojogos, vale a pena lembrar que em 2010, quando a Espanha se sagrou campeã do mundo, essa tinha sido de facto a previsão do motor de jogo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico