A Priberam e a Universidade de Évora anunciaram uma parceria de três anos que vai juntar as instituições no desenvolvimento de actividades no domínio do ensino e da formação, participação em projectos de investigação e acesso a bibliotecas e redes de informação, explica um comunicado de imprensa. O acordo também prevê a realização de estágios científicos e técnicos e a utilização de espaços e equipamentos.




A primeira iniciativa conjunta será a integração de algumas ferramentas do software linguístico FLiP com a suite de produtividade OpenOffice.Org que poderão ser incluídas na distribuição Linux da Universidade, o Alinex.




A integração com o OpenOffice.Org vai ser feita com base em APIs definidas pelo Natural Language Understanding Consortium, organismo que a Priberam integra.




“A competência comprovada da Universidade de Évora no desenvolvimento de soluções baseadas em software livre permitir-nos-á acelerar a integração de algumas das nossas ferramentas linguísticas com o OpenOffice.org, respondendo assim às solicitações crescentes não só do mercado nacional mas também dos mercados brasileiro e angolano em que estamos presentes”, explica Carlos Amaral, Administrador da Priberam.

Notícias Relacionadas:

2008-05-13 - Priberam ajusta Flip ao novo acordo ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.