Já se sabe que a Microsoft tem planos para lançar uma consola portátil interna, que deverá acompanhar a sua próxima geração de Xbox, algures em 2027. Antes disso, está a preparar uma portátil em parceria com uma fabricante externa, que recebeu o nome de código Project Kennan. Ainda não sabe oficialmente qual a fabricante parceira, uma vez que ainda não existe uma apresentação oficial. No entanto, há cada vez mais rumores de que será a Asus quem está a produzir esta portátil inspirada na Xbox, com base naquela que será a ROG Ally 2.

Imagens reveladas pelo regulador dos Estados Unidos FCC mostram a portátil Asus ROG Ally 2. A Asus tem vindo a afinar a sua linha de portáteis, com a mais recente ROG Ally X a manter as principais características do modelo original, mas a melhorar a performance e outras correções.

O evento Computex, que vai realizar-se em Taiwan no próximo dia 20 de maio, será certamente o palco da apresentação das novas consolas portáteis da Asus. O VideoCardz revelou as imagens da ROG Ally 2, mostrando um modelo preto e outro branco, com especificações diferentes de cada uma. No entanto, o modelo preto tem um botão que indica ser da Xbox, assumindo-se que esta versão poderá ser o Project Kennan. Ou seja, o modelo branco será a ROG Ally 2 e a preta o modelo Xbox.

Veja as imagens da ROG Ally 2:

As especificações avançadas mostram que a edição preta é um modelo superior, equipado com o processador Ryzen Z2 Extreme com oito núcleos a 36 W. Tem ainda 64 GB de RAM LPDDR5-8533. A versão branca tem um processador AMD Aeirth Plus, que diz ser o sucessor do processador Van Gogh do Steam Deck, com apenas quatro núcleos a 20 W. E não se sabe a memória desta versão.

Mais que especificações, a comunidade de jogadores que joga em portáteis espera que a Microsoft crie uma versão do Windows 11 especialmente otimizada para estas consolas. Esse pode ser o grande fator de diferenciação entre o Project Kennan e outras portáteis, uma espécie de Xbox OS, com maior integração do ecossistema da Xbox, segundo as especulações.

A versão preta deverá correr todos os jogos da loja Microsoft e Game Passy Anywhere, assim como versões de PC instaláveis via Game Pass. O VideoCardz afirma que será também compatível como as plataformas Steam, Epic Games Store e outras.

A Microsoft, a propósito do recém-anunciado Gears of War: Reloaded, começou a chamar internamente “Xbox PC” aos jogos lançados para o Windows. E que esta versão negra da Asus ROG Ally 2 poderá ser a primeira máquina com esta nova “certificação”. Garantias apenas quando estes produtos forem apresentados oficialmente, provavelmente dentro de dias, na Computex.