A Microsoft anunciou a chegada às lojas dos seus novos portáteis Surface, agora otimizados com a inteligência artificial Copilot+. A tecnologia de IA vai ser o foco dos lançamentos das principais fabricantes de computadores portáteis, como a HP, Acer, Lenovo, Samsung, Asus e Dell, para destacar alguns que vão chegar ao longo dos próximos meses.

Os modelos lançados são o Surface Laptop e o Surface Pro, disponíveis em quatro opções de cor, a começar nos 1.229 euros. Em concreto para o mercado português, a Microsoft tem dois equipamentos exclusivos: o Surface Laptop Copilot+ de 15 polegadas, alimentado pelo novo chip Snapdragon X Elite, 32 GB de RAM e TB de SSD que tem um preço de 2.529 euros. No dia 5 de julho chega às lojas o Surface Pro Essential Bundle, com preço especial ainda a definir, que inclui a capa teclado Surface Pro Fçex Keyboard e ainda uma subscrição do Microsoft 365. Os modelos podem ser comprados na loja oficial da Microsoft.

Veja na galeria imagens dos novos Surface:

De salientar que os equipamentos ao contarem com os processadores Snapdragon X têm uma Unidade de Processamento Neural (NPU) que dá acesso às funcionalidades de inteligência artificial. A Microsoft salienta o design fino e leve, tornando-os uma opção para profissionais sempre em movimento. E apresentam quatro cores: Preto clássico, Platinum, Sapphire e o novo tom amarelado Dune.

Os portáteis têm novos ecrãs OLED com HDR, que a fabricante diz oferecer uma experiência cinematográfica e funcionalidades táticas. As molduras são finas, salientando uma maior área útil do ecrã. Os modelos estreiam também a nova tecla Copilot para o Windows 11, dando acesso direto às ferramentas de inteligência artificial Copilot+.

Surface Laptop
Surface Laptop

Entre as funcionalidades de inteligência artificial, a Microsoft salienta o Cocreator para a edição de fotografias em tempo real através de prompts ou através da caneta digital Slim Pen do surface Pro. As Live Captions para o Windows permitem traduzir em tempo real qualquer áudio ou pré-gravações para inglês.

Nova geração de portáteis com IA junta processadores Qualcomm ao Copilot + da Microsoft
Nova geração de portáteis com IA junta processadores Qualcomm ao Copilot + da Microsoft
Ver artigo

Destaque para as câmaras dos portáteis que foram melhoradas com as funcionalidades do Windows Studio Effects. Além de melhor iluminação, estas prometem a redução do ruído de fundo e imagens mais claras e nítidas. A câmara é ultra angular, mantendo o utilizador sempre centrado e a Microsoft compara o sistema ao microfone e luz de estúdio diretamente do PC.

O Surface Pro Flex Keyboard permite integrá-lo no Surface Pro, que transforma o tablet num portátil completo, mas também pode ser usado de forma isolado. O teclado inclui um touchpad maior e personalizável. Este tem ainda espaço para albergar a Slim Pen, carregando-a, estando sempre pronta a usar.