Será que o botão do Windows poderá assumir o atalho às funções de IA, sem ser apenas para puxar a barra de tarefas? A resposta da Microsoft parece ser um novo botão dedicado ao Copiloto que acaba de anunciar, inserido no novo layout de teclados dos portáteis inteligentes. Este botão não está no local tradicional da tecla do Windows, mas do lado oposto do teclado na direita, entre o Alt e o cursor, ilustrado com o respetivo símbolo do Copiloto.

Veja no vídeo a nova tecla dedicada ao Copilot do Windows:

Este recurso vai ao encontro ao hardware dedicado que fabricantes como a Intel, AMD e Qualcomm estão a fazer no campo dos chips, numa nova experiência do Windows PC.

A Microsoft diz que a introdução da tecla Copiloto é a primeira mudança significante no teclado do Windows em quase três décadas, quando introduziu o botão dedicado à interação com o sistema operativo. E acredita que vai melhorar a experiência dos utilizadores na transformação da IA. Esta tecla junta-se à do Windows como parte central do teclado, que quando é premida “desperta” o Copiloto na experiência do Windows.

Durante a próxima CES, as fabricantes vão começar a mostrar os seus modelos com a nova tecla dedicada ao Copiloto, salienta a Microsoft. E afirma que os primeiros modelos chegam no final de fevereiro e durante a Primavera, onde se incluem novos modelos Surface.

A Dell já realizou uma demonstração daquele que pode ser a utilização da tecla dedicada. Os utilizadores podiam escrever ou mesmo dizer o que pretendem, como por exemplo, acionar os controlos de iluminação do trackpad, em vez de andar a navegar pelos menus do Windows. 

Outro exemplo dado diz respeito a uma simples consulta da versão dos drivers gráficos estão a correr no PC. Mais uma vez, o sistema o Copilot poderá apresentar o resultado da resposta de forma direta. A Dell mostrou ainda como o computador deteta a ligação a uma rede de Wi-Fi pública e automaticamente alterou as definições de segurança, assim como o modo de poupança de bateria.