O sistema de pesquisa Spotlight ganhou novos “poderes” com a chegada da última versão do Mac OS X, o sistema operativo para computadores Apple. Mas a grande capacidade do motor de busca pode colocar em causa a segurança e privacidade de alguns utilizadores.



Quando o utilizador faz uma pesquisa no Spotlight, o sistema também vai buscar as mensagens de correio eletrónico que existem na ferramenta Apple Mail. Mas o problema é que durante este processo o sistema carrega automaticamente as imagens que estão ligadas a elementos HTML.



Como explica o PC World, mesmo quando a opção “carregar conteúdos externos das mensagens” está desativado o sistema Spotlight faz um pré-carregamento dos mesmos.



Este é um risco sobretudo se o tópico pesquisado no computador é associado a alguma mensagem de spam ou mesmo a uma mensagem que tem como objetivo o roubo de dados do utilizador.



Muitas agências de marketing digital usam técnicas de “píxeis localizadores”, sistemas que reúnem informação sobre o utilizador específico sempre que é aberta uma mensagem de email comercial. Endereço de IP, versão do sistema operativo da máquina e também alguns detalhes sobre o browser estão entre os dados revelados.



Mas quanto mais detalhada é a informação também melhor podem os piratas informáticos preparar um ataque à pessoa – por exemplo, sabendo que está a executar uma versão datada do browser podem levar o utilizador a descarregar uma nova versão, mas carregada de malware.



Há uma forma simples de anular o problema que é desativar a permissão do Spotlight para pesquisar mensagens da aplicação Apple Mail.



Até ao momento a Apple ainda não comentou o problema identificado no sistema de pesquisa do Mac OS X.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico