Seja pelo colecionismo ou saudosismo, as editoras têm vindo a recuperar o espólio clássico dos seus catálogos, alimentando sobretudo os serviços digitais. Mas há muitos colecionadores que continuam a primar pelas cópias físicas, e claro, à procura de relíquias dos websites de leilões e de produtos e segunda-mão.

Ainda que haja muitos produtos gaming legítimos, os especialistas alertam de que há mais cópias contrafeitas à venda online, e a sua qualidade está cada vez melhor, tornando-se mais difícil distinguir pelas fotografias se são genuínos.

Segundo reporta o Kotaku, um dos cartuchos de jogos SNES que anda a circular é do título Magical Pop’n. Uma cópia legítima deste jogo circula nas comunidades de retro gaming por cerca de 1.200 dólares, pela sua raridade. Mas esse jogo foi alvo de cópia pelos chineses, pelo que muitos colecionadores estão confusos sobre a legitimidade da sua versão, e no Reedit e redes sociais multiplicam-se o pedido de ajuda.

Tal como é explicado, é muito difícil detetar as diferenças entre uma cópia verdadeira ou contrafeita olhando para a parte exterior do cartucho. É preciso observar a placa de circuitos no interior, o que claro, nem sempre é publicado durante os anúncios de venda online. Neste caso, é possível atestar que os pontos de solda não são perfeitos, o que indica um produto feito à mão e não pelas máquinas de duplicação da Nintendo. Há muitas cópias que se acautelam contra o uso indevido da marca e invés de escreverem Nintendo, dizem “N1ntendo”.

tek 4 Nin Uchi Mahjong
Embora estas duas cópias de 4 Nin Uchi Mahjong sejam muito parecidas, a do topo é falsa. Mas é difícil distingui-los online.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.