Um grupo de programadores concebeu um novo software que permite a troca de música na popular jukebox iTunes dos computadores Apple. O OurTunes permite navegar pelas bibliotecas iTunes de outros computadores e fazer o download de músicas, tanto em MP3 como no formato AAC, segundo informa a CNET.



O software não permite a troca de músicas compradas através da iTunes Music Store da Apple, assim como não autoriza a troca de ficheiros através da Internet, pois o seu uso está limitado às redes locais. Assim, só aqueles que tiverem o seu computador ligado em rede a outros poderão beneficiar da aplicação agora criada.



Mesmo assim, o sistema já introduz funcionalidades quanto baste para desagradar, se não à Apple, às indústrias cinematográfica e discográfica. Há muito que a fabricante dos Macintosh tenta equilibrar o seu desejo de alargar a forma como as suas aplicações de música podem ser usadas com o pedido, por parte das editoras discográficas, de protecção das músicas contra a cópia não-autorizada.



Com o objectivo de transformar o iTunes no núcleo do sistema de entretenimento musical doméstico, a Apple permitiu primeiro que os títulos guardados na biblioteca do computador pudessem escutar-se noutras máquinas Macintosh ligadas em rede. A possibilidade foi posteriormente alargada aos PCs Windows e mais recentemente a fabricante lançou o dispositivo wireless AirPort Express, com o qual se pode escutar as músicas guardadas no computador ou adquiridas através da iTunes Music Store num leitor não configurado pela Apple.



Mas houve quem aproveitasse as melhorias introduzidas pela Apple com outros objectivos, como por exemplo o de permitir a criação de emissoras de rádio online baseadas no iTunes. A situação levou a que a fabricante bloqueasse a possibilidade de emissão de música através da Internet no seu programa.



Essa capacidade foi, contudo, mantida para redes privadas até Abril último, quando a Apple optou por bloqueá-la face ao surgimento do utilitário MyTunes, que possibilitava o download de ficheiros, no lugar da sua simples reprodução.



O OurTunes aproveita as ferramentas mencionadas anteriormente. Os seus programadores escreveram o software em Java para que possa funcionar tanto em computadores Windows como Macintosh e adicionaram-lhe a ferramenta de pesquisa que faltava ao MyTunes.



A aplicação agora criada funciona sob licença de software livre, logo pode ser modificada, copiada e distribuída mediante certas condições. A partir do site onde disponibilizam o OurTunes, os seus criadores advertem porém que o software ainda está em processo de desenvolvimento e por isso pode "crashar" ou tornar mais lentos os computadores.



Notícias Relacionadas:

2004-08-13 - iTunes de novo na mira de Jon DVD

2004-06-08 - Apple apresenta dispositivo wireless doméstico para Mac OS e Windows

2003-05-14 - Programadores tiram partido de funcionalidade do iTunes para partilharem músicas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.