Nos últimos anos, a startup portuense Didimo tem vindo a refinar a sua plataforma de criação de “humanos Digitais”, avatares virtuais que representam os utilizadores em diferentes ecossistemas, com o objetivo de aproximar os consumidores das marcas. A empresa tem vindo a fechar rondas de financiamento para a sua aplicação, primeiro com 6.2 milhões de euros no fim de 2019, reforçando no ano seguinte com mais uma ronda de 1 milhão.

A startup lançou agora o acesso antecipado à plataforma de criação de avatares, mas numa primeira fase apenas para programadores que queiram utilizar e integrar a tecnologia nas suas soluções. Esta versão oferecer diferentes novos recursos e ferramentas de apoio na criação dos “humanos digitais”. Este acesso permite aplicar a tecnologia em experiências diferenciadoras que envolvam os consumidores nas marcas. O acesso antecipado pode ser realizado através do seguinte link.

Veja imagens dos "humanos digitais" da Didimo:

Segundo a empresa, esta versão inclui um pipeline de nova geração, capaz de criar os avatares de alta qualidade, à escala e de uma forma rápida. “Numa altura em que empresas de qualquer área, de retalho, a comunicação ou entretenimento, procuram criar relações próximas com os seus clientes através da personalização no mundo digital, os humanos digitais estão, rapidamente, a tornar-se uma importante ferramenta para alcançar resultados mais positivos”, destaca a empresa no comunicado.

A Didimo refere que entre as novidades, as suas características e capacidades são mais robustas, oferecendo animações, geometria e superfície. Além disso, o aumento da correção anatómica dos olhos e da boca. Também tem opções para a gestão dos ficheiros e outras ferramentas de suporte.

Para criar um “humano digital”, basta captar uma selfie e submeter à aplicação, transformando-o numa personagem virtual, pronta a interagir com os produtos das marcas aderentes. A empresa acredita que este tipo de avatares é o próximo passo no que diz respeito à evolução da comunicação entre humanos, neste caso a “idade das experiências de computação em 3D”. Ou seja, o objetivo é diminuir as barreiras impostas entre o mundo físico e o digital, desbloqueando simultaneamente novas oportunidades para as empresas ligadas ao sector da educação/formação, entretenimento, retalho, design, apoio ao cliente, entre outras.

O desejo da Didimo é que as pessoas se envolvam diretamente, transformando a forma como comunicam, trabalham e jogam, tornando o digital num mundo mais humano.

Depois desta primeira fase de acesso antecipado, o lançamento completo está marcado para o final de outubro, ficando acessível a todos.