A nova versão do iTunes, o software jukebox de música da Apple, lançada há duas semanas
atrás como parte do novo serviço de downloads de música
iTunes Music
Store, contém funcionalidades que permitem que os utilizadores de Macs possam difundir por stream as faixas da sua biblioteca para outros através de uma rede local.
Apesar de as canções não serem transferidas permanentemente para os discos rígidos - como se se tratasse de um download -, as capacidades integradas no iTunes 4 permitem que os utilizadores ouçam qualquer música guardada no disco rígido de um computador ligado à rede.
Vários grupos de programadores afirmaram que encontraram formas de alargar o âmbito desta funcionalidade de uma rede local para a Internet. Alguns sites da Web e criadores de aplicações de software permitem que as pessoas pesquisem outros discos rígidos de computadores Mac ligados à Net com vista a ouvirem músicas online. Um destes sites é o Spymac, que lançou o seu
próprio directório de
faixas para partilha de streams na semana passada.
O surgimento destes novos serviços poderá colocar o software da Apple no centro de uma controvérsia que a companhia esperava evitar com o
lançamento da iTunes Music Store. Este serviço, que oferece o acesso fácil a um catálogo de mais de 200 mil faixas cujo download pode ser efectuado mediante o pagamento de 99 cêntimos cada, recebeu fortes elogios por parte das companhias discográficas que o consideraram como sendo um grande passo no sentido da distribuição autorizada de música online.
As capacidades oferecidas pelos novos serviços exigem normalmente a posse de uma licença específica emitida pelos detentores dos direitos de autor. O Congresso dos Estados Unidos foi, aliás, palco, de longas e duras batalhas sob o custo destas licenças. A Apple não publicou documentação relativa às funcionalidades de partilha de streams através da Web e não apoia oficialmente estas iniciativas, embora por agora apenas se limite a dizer que irá monitorizar esta tendência.
Para além do Spymac, existem aplicações como o ServerStore e o iTunes Tracker que, segundo as mesmas, disponibilizam
ferramentas de pesquisa para as pessoas que partilham a sua música
online. O iCommune, um projecto anterior que tinha sido encerrado no seguimento de pressões por parte da Apple mas que foi relançado sem utilizar tecnologia proprietário da companhia, promete a capacidade de efectuar downloads das músicas de outros utilizadores Mac, tal como os serviços tradicionais de Peer-to-Peer.
Notícias Relacionadas:
2003-05-06 - iTunes
Music Store da Apple supera um milhão de músicas vendidas numa semana
2003-04-29 - Apple
disponibiliza downloads de música ao preço único de 99 cêntimos por
faixa
2003-03-06 - Apple
em vias de lançar um serviço de venda de música online
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
Site do dia
Guarde e organize os posts favoritos da rede social X com esta extensão do Chrome -
App do dia
Se precisa de relaxar experimente a app Chill para gerir o stress e o sono -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários