Foi anunciada a terceira edição do Projeto ZER01, desenvolvida pela NOS em parceria com a ENSICO para levar aulas de computação gratuitas às escolas. Para este ano letivo de 2024/25 estão previstos a participação de 2.500 alunos, num compromisso da operadora de promover competências essenciais para a sociedade digital, que vão além da utilização normal dos equipamentos eletrónicos.

Nestes cursos de computação, os alunos vão desenvolver o pensamento lógico, a resolução de problemas e o raciocínio computacional. “A alfabetização digital é tão importante quanto a alfabetização convencional, e as escolas desempenham um papel fundamental ao integrar esses conhecimentos desde cedo”, lê-se no comunicado do programa.

Esta nova edição conta com 24 escolas dos Agrupamentos de Arcos de Valdevez, Bragança, Gondomar, Vila do Conde, Mirandela, Monção, São João da Pesqueira e Cascais. No total, vão participar 110 turmas do primeiro ao terceiro ciclos. A iniciativa integra a formação de 95 professores licenciados em Educação Básica e Matemática das escolas envolvidas. A certificação é atribuída pela Sociedade Portuguesa de Matemática, ajudando os professores a garantirem as competências para este ensino da computação. No ano anterior, 50 professores foram formados.

Segundo Margarida Nápoles, diretora de comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da NOS, o programa vai mais longe do que ensinar código ou usar o computador. É preparar os estudantes para uma sociedade mais digital, onde a tecnologia está presente em todas as “esferas da vida humana”. E que o investimento no ensino é essencial para formar uma geração mais preparada, consciente e com capacidade de inovar.

No próximo ano, o Projeto Zer01 tem previsto alargar o alcance da sua ação e cobrir outras regiões do país, para chegar a mais alunos, afirma Luís Neves, presidente da ENSICO.