Já são conhecidas as distinções de 2025 do Strong National Museum of Play que entraram para o Hall of Fame. São mais quatro jogos que foram selecionados por terem influenciado significativamente a indústria dos videojogos e a cultura popular em geral.

Os jogos “imortalizados” foram Quake, GoldenEye 007, Defender e Tamagotchi, escolhidos numa lista final que incluíam ainda Age of Empires, Angry Birds, Call of Duty: Modern Warfare 4, Frogger, Golden Tee, Harvest Moon, Mattel Football e NBA 2K.

Conhecendo melhor os títulos reconhecidos, Defender é um jogo da Williams Electronics lançado em 1981. “Defender provou que os jogadores poderiam aceitar jogos mais complexos e desafiantes nas máquinas arcade”, explica o museu. O jogo misturou elementos de gameplay intenso com um esquema de controlo complicado, num formato de ecrã horizontal para um shooter espacial.

Veja na galeria imagens do World Video Game Hall of Fame 2025

Tendo vendido mais de 55 mil cópias, este é considerado um jogo bem-sucedido, ajudando a abrir o mercado para títulos mais difíceis. Este foi considerado um jogo que separava bem as águas entre os jogadores hardcore e os casuais.

Quanto a GoldenEye 007, a famosa adaptação do filme de James Bond, protagonizado por Pierce Brosnan, foi produzido pela Rare e pela Nintendo para a N64 em 1997. Este foi um dos primeiros FPS construídos para consolas, destacando-se pelo modo popular para quatro jogadores em ecrã dividido, influenciando os jogos do género que se seguiram. Foi o terceiro jogo mais vendido da Nintendo 64, atrás de Super Mario 64 e Mario Kart 64. A sua influência sentiu-se em Halo.

O Tamagotchi dispensa apresentações, tendo sido lançado em 1996. Este título fez a ponte entre um brinquedo e videojogos, disponível num pequeno ovo com ecrã onde era representado o animal de estimação virtual. O objetivo era cuidar de uma mascote, alimentando-a e cuidando das suas necessidades, desde o nacimento até fase adulta. Este foi o jogo que abriu portas a simuladores de mascotes, incluindo títulos como Neopets e Nintendogs ou Creatures. O jogo conseguiu a proeza dos jogadores criarem ligações afetivas com as mascotes, personalizando-as e tratando delas.

Por fim, Quake é o FPS lançado em 1996 pela id Software no PC, que graças ao seu motor 3D tornou-se uma referência para a indústria. E a sua componente multijogador ajudou a criar o mundo das competições de eSports. O seu motor de jogo e código ajudou a criar dezenas de outros títulos, continuando ainda nos títulos modernos, mais de 30 anos após o seu lançamento.