Quatro cidades inglesas – Greenwich, Bristol, Coventry e Milton Keynes – vão ser as primeiras localidades britânicas com autorização para operarem veículos sem condutor em circuito urbano. Ao todo serão testados três projetos diferentes, sendo que Coventry e Milton vão partilhar o mesmo conceito-piloto.



No caso destas duas localidades vão ser testados carros autónomos nas estradas e veículos sem condutores para zonas pedestres. O objetivo passa pelo início dos testes num circuito fechado de estradas para que haja um registo de dados. Depois a colaboração entre várias entidades – fabricantes automóveis, legisladores e seguradoras – irá permitir expandir o conceito para cenários do quotidiano.



Já em Greenwich serão testados veículos de transporte não tripulados e será disponibilizado um simulador “fotorrealista”, diz a BBC, que permitirá perceber a reação das pessoas comuns aos driverless cars.



A BBC revela ainda que na cidade de Bristol o objetivo dos carros inteligentes será o de perceber se ajudam na redução da sinistralidade nas estradas e se também se verifica uma redução no trânsito.



O projeto do Reino Unido está a ser financiado por várias entidades, incluindo públicas e privadas. Ford, Jaguar e Land Rover são algumas das marcas de automóveis que vão participar no projeto.



Com o desenvolvimento simultâneo de três testes-pilotos e que têm diferentes objetivos, os responsáveis do Reino Unido esperam conseguir ganhar algum tempo aos norte-americanos na corrida pelos carros sem condutor.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.