O Windows 8, o mais recente sistema operativo da Microsoft para computadores e tablets, continua a aumentar na taxa de utilização a nível global, mês após mês. Apesar do crescimento registado é preciso destacar a baixa frequência com que a evolução está a acontecer: entre junho e julho houve um aumento de 0,3 pontos percentuais na quota de mercado.

No final de julho o Windows 8 tinha uma quota de 5,4%, ocupando a terceira posição dos sistemas operativos mais populares. Longe, muito destacados, continuam o Windows XP com 37,19% de taxa de utilização e o Windows 7 com 44,49%.

No caso do Windows 7 e em comparação com o mês anterior deu-se uma subida na taxa de utilização de 0,12 pontos percentuais, um valor que mesmo sendo "residual" mostra que esta versão do sistema operativo não vai ceder lugar ao Windows 8 nos próximos meses.

Nos restantes sistemas operativos destaque para as perdas contínuas do Windows Vista, registando 4,24% de quota de mercado, e para as taxas das últimas versões do Mac OS que completam o leque de software mais usados, como mostra o esquema da NetApplications:

[caption]Nome imagem[/caption]

A Microsoft vai tentar inverter a situação com o lançamento da atualização Windows 8.1 que deve ficar disponível no último trimestre do ano. A versão de testes já está disponível, tanto para utilizadores finais como para utilizadores empresariais, e traz um conjunto de melhorias que estão enumeradas numa Montra TeK.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico