Depois de ter iniciado a actividade de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos a Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos) comunicou hoje que até final de Agosto tinha recolhido perto de 6 mil toneladas, um valor que fica bastante abaixo da meta definida pela União Europeia para a reciclagem de lixo eléctrico e electrónico. A entidade espera porém aumentar a taxa de equipamentos velhos recolhidos até final do ano, ultrapassando as 10 mil toneladas.

O executivo Europeu tinha definido como meta de reciclagem os quatro quilos de lixo eléctrico e electrónico por habitante e por ano, o que corresponde a 40 mil toneladas para Portugal. No entanto o director-geral da Amb3E defendeu hoje em conferência de imprensa que a meta devia ser proporcional ao desenvolvimento económico do país e afirma que deverá fixar-se nas 30 mil toneladas, um valor que deverá ser atingido em 2008.

A Amb3E tem em funcionamento 86 centros de recepção e recolha de lixo eléctrico e electrónico e quatro unidades de tratamento e valorização, devendo nos próximos meses alargar o número de centros para os 112, ainda longe do objectivo de 250 definido.

Até à data tinham aderido ao projecto da Amb3E 523 empresas produtoras que colocam equipamentos no mercado português, declarando uma média de 25 mil toneladas por trimestre. Entre elas contam-se a Bosh, Canon, Fagor, LG, Singer, Siemens e Samsung, entre outras. A legislação em vigor determina que os produtores destes equipamentos devem criar os seus próprios sistemas de gestão de resíduos ou transferir estas responsabilidades para a Amb3R.

A Associação pretende incentivar os retalhistas a considerarem a reciclagem e lançou em Agosto uma campanha de sensibilização intitulada “Livre-se do seu mono já” e “Ponto Electrão”. Para os consumidores finais a campanha “Electro-tocados” arranca também esta semana e implica a visita de uma equipa a 164 mil lares.

Recorde-se que actualmente qualquer ponto de venda é obrigado a aceitar o equipamento velho em troca pelo novo sem cobrar nenhuma taxa adicional, mas os consumidores podem também entregar os electrodomésticos nos pontos de recolha da Amb3R.

Notícias Relacionadas:

2007-01-11 - Tecnológicas preocupadas com o ambiente lançam guia myGreenElectronics.org
2006-12-29 - Número de equipamentos eléctricos e electrónicos reciclados em Portugal abaixo das exigências de Bruxelas
2004-09-16 - Portugal adopta directiva europeia para o lixo eléctrico e electrónico