Depois de estabelecer uma parceria com a Novell por forma a tornar compatíveis os sistemas operativos Windows e Linux, a Microsoft propõe agora estabelecer acordos semelhantes com outras empresas.



A Red Hat tornou porém claro que não aceita a possibilidade de uma aliança por acreditar que "não há necessidade de ter uma relação do tipo Microsoft-Novell", respondeu Mark Webbink membro da empresa à Bloomberg.



Especialistas na área não acreditam na possibilidade das duas empresas virem a unir esforços. De facto, o mesmo responsável afirma que a Red Hat trabalharia com a Microsoft se se tratasse de um "acordo real de interoperabilidade e de open standards". A relação entre as duas companhias é bastante diferentes da ligação que une a Microsoft à Novell já que esta tem-se pautado por um extenso histórico de luta por patentes.



Independentemente das divergências, as duas organizações chegaram a acordo há duas semanas para a compatibilização dos seus sistemas operativos por forma a responder às necessidades dos clientes que utilizam ambas as plataformas.



As parcerias não devem ficar por aqui já que Steve Ballmer admitiu durante uma conferência em Seattle que a software house norte-americana "está disposta a fazer acordos semelhantes com outros distribuidores Linux".



O sucessor de Bill Gates defende que esta é uma estratégia que visa a satisfação dos utilizadores e questionou a audiência perguntando quantas pessoas têm o Windows Server nos seus data centers e quantos utilizam o Linux. As respostas foram praticamente iguais o que mostrou a adesão dos clientes às duas plataformas. Para concluir, Steve Balmer perguntou à audiência "quantos é que já se haviam questionado acerca da interoperabilidade das duas" plataformas, e, mais uma vez, o número de respostas afirmativas foram a maioria.



O pacto das duas empresas prevê o pagamento de 442 milhões de dólares à Novell que, por sua vez, pagará à Microsoft 40 milhões de dólares durante os próximos cinco anos.

Notícias Relacionadas:

2006-11-08 - Acordo com Novell custa mais de 300 milhões de dólares à Microsoft

2006-11-03 - Microsoft e Novell planeiam compatibilidade entre sistemas operativos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.