A Red Hat e a Intel anunciaram uma parceira no âmbito da qual vai ser criado um sistema operativo que suporte os desktops equipados com Intel vPro.



Em comunicado as empresas afirmam que, para além desta colaboração permitir "oferecer a potência da virtualização para a computação empresarial", vai trazer outros benefícios para os clientes, entre os quais a "redução de custos de gestão, melhoria da eficiência operacional e a redução da exposição a possíveis ameaças de segurança, independentemente do sistema operativo utilizado pelo cliente".



Brian Stevens, director tecnológico da Red Hat, justifica que "o desktop legacy não tem capacidade suficiente para proporcionar um ambiente seguro, fiável e maneável".



Neste sentido, o responsável acredita que ao combinar a tecnologia Intel vPro com o sistema operativo Red Hat Virtual Appliance permitirá que os clientes criem infra-estruturas sólidas para assegurar a boa gestão dos sistemas enquanto "reduzem custos e aumentam a flexibilidade operacional".



O sistema operativo da Red Hat vai suportar aplicações virtuais conectáveis através de ISVs "para assegurar uma gestão completa", já que através destas ferramentas podem ser desactivadas funções como a de "segurança de rede, monitorização e gestão de activos, independentemente do estado do sistema operativo do desktop".



A Red Hat planeia desenvolver e suportar os componentes de software necessários à plataforma em parceria com a Intel: Hypervisor, Service OS e Software Development Kit.



Renee James, vice-presidente da divisão System Software da Intel, recorda em comunicado que a colaboração com a Red Hat já é de longa data e salienta que com este novo projecto serão "abertas as capacidades do PC em função de uma maior eficiência operacional".



Notícias Relacionadas:

2007-05-09 - Intel actualiza Centrino com nova plataforma Santa Rosa