O turismo espacial não é para já uma atividade que esteja disponível para todos. Porque além do custo elevado do bilhete da viagem e além do número limitado de empresas no segmento, embarcar nestas viagens exige a deslocação para locais específicos de onde as naves vão partir.



O Reino Unido já estará a preparar-se para o salto do mercado do turismo aeroespacial e tem planos para construir aquele que será um dos primeiros aeroportos dedicados à atividade.



De acordo com uma fuga de informação, revelada pela Sky News, já foram escolhidos os oito possíveis locais onde será construída a infraestrutura, sendo que seis estão localizados na Escócia.



Apesar de o Reino Unido não ter uma grande tradição na indústria aeroespacial – como os EUA e a Rússia – este é um mercado que nos próximos anos promete explodir. Nos últimos tempos os britânicos têm tentado evoluir neste segmento, tendo enviado recentemente um micro-satélite e estando a contribuir para o desenvolvimento do ExoMars, o robô europeu que vai para Marte em 2019.



Estima-se que as obras do aeroporto britânico comecem em 2018 e que possam ficar concluídas ainda antes de outros grandes investimentos, como o alargamento do aeroporto de Heathrow ou o alargamento da linha de comboio de alta velocidade.



O objetivo do governo do Reino Unido é captar pelo menos um décimo do mercado da indústria aeroespacial em 2030, que valerá na altura 40 mil milhões de libras, cerca de 50 mil milhões de euros, e sendo responsável por cerca de cem mil postos de trabalho.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico