Ao longo dos últimos anos a relação da Microsoft com o universo open source tem sido conturbada mas isso é algo que "está realmente a mudar". Quem o assegurou foi Stuart McKee, responsável pelo gabinete de tecnologia da empresa nos Estados Unidos, enquanto falava na Open Source Business Conference.


O responsável aproveitou a ocasião para partilhar a sua perspectiva sobre o tema e para admitir que no passado a dona do Windows nem sempre teve uma relação pacifica com o universo open source, mas cita vários exemplos para assegurar que essa é uma realidade que tem vindo a mudar, embora admita essa mudança não aconteça por razões totalmente desinteressadas.


"Para ser totalmente honesto isso não significa necessariamente que sejamos altruístas. O nosso desejo chave é satisfazer os clientes", diz Stuart McKee citado pela imprensa internacional.


"Entendemos profundamente que um ecossistema diverso é absolutamente crítico para satisfazer as necessidades dos clientes e cada vez mais esse conceito de ecossistema inclui open source", acrescenta.


O responsável considerou, aliás, que um dos ingredientes de sucesso da Microsoft é o facto de correr um conjunto alargado de tecnologias nas suas plataformas, incluindo open source.


Na apresentação - mas pela voz de outro responsável da empresa - foi sublinhado o contributo da Microsoft de 20 mil linhas de código para o kernel Linux, para que aquele tipo de software pudesse correr a tecnologia de virtualização da Microsoft (Microsoft Hyper-V).



O Windows Azure também foi usado como exemplo, bem como o suporte da plataforma para vários tipos de software.
As declarações do responsável da Microsoft vêm na linha do que a empresa tem afirmado nos últimos tempos, assumindo que as necessidades de interoperabilidade obrigam a um trabalho crescente de relacionamento entre players e entre plataformas.


Ainda em Setembro do ano passado, Sérgio Martinho, responsável pela área de Plataformas e Interoperabilidade na Microsoft Portugal partilhou com os leitores do TeK a visão da empresa sobre o tema.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.