Depois do período de candidaturas, que acabou em setembro, a PlayStation Portugal anunciou os 11 finalistas dos Prémios PlayStation Talents. O programa é um incentivo à criação de videojogos no país, destinado a jovens criadores, alunos e estúdios indie que tenham faturado menos de 100 mil euros em 2021. Os visitantes do Lisboa Games Week puderam conhecer e até experimentar alguns dos jogos do concurso desta edição.

Os candidatos finalistas vão concorrer nas diferentes categorias, incluindo o jogo do ano, o prémio máximo que permitirá aos vencedores os apoios para finalizarem e publicarem o projeto. Será dado 10 mil euros em dinheiro ao melhor jogo, assim como a garantia de publicação na loja digital PlayStation Network. Terá disponível um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses e acesso a ferramentas de desenvolvimento PlayStation. Por fim uma campanha de promoção e marketing do jogo nos canais PlayStation avaliada em 50 mil euros.

Conheça os 11 projetos finalistas à corrida do Melhor jogo de 2022 para a PlayStation:

  • Grandma’s Recipes (Butter Games Studio): um jogo onde gerimos uma velha padaria e exploramos o Bombarral à procura das páginas perdidas do livro de culinária da avó do protagonista;
  • Lousã: My father once told me (Rio Studios): um jogo narrativo onde pai e filho exploram a beleza natural da serra da Lousã, e onde se reconectam através da nostalgia;
  • Juunishi Zodiacs (Joana Aleixo): uma visual novel que nos traz uma história repleta de escolhas, divindades, e elementos do Zodíaco;
  • Cogito Ergo Sum (Miguel Soromenho Pereira): um projecto desenvolvido em Dreams, um jogo de exploração tridimensional onde conhecemos um mundo misterioso e os mistérios profundos da mente;
  • Kapukuri (Ghostly Cats Studio): um jogo multiplayer local tridimensional sobre dois membros de uma tribo que têm de resolver desafios em conjunto;
  • Have We met? (Maria Beatriz Barreiro): uma visual novel com elementos históricos e puzzle, com um elenco de personagens carismáticas e envolventes;
  • Cadavak: From Grape to Wine (Bino Studios): um jogo de simulação de vinha, com a história a desenvolver-se na zona do Cadaval, em Portugal;
  • Mind your Mind (MoonX Studio): um jogo puzzle platformer single player focado em saúde mental;
  • Bracara Augusta: Shadow of the Past (Marema Studios): um jogo de exploração e arqueologia em pixel art, onde vamos ter de encontrar a saída das ruínas romanas subterrâneas de Bracara Augusta;
  • Entrudo (Twinkle Frog): um jogo de aventura que utiliza uma série de minijogos rítmicos para explorar a riqueza musical da música medieval portuguesa, e da Aldeia da Pena;
  • Diana’s Lyre (Explode Toad Studio): um jogo narrativo e de puzzles single player que conta a história da mítica lira de Diana e da cidade de Évora;

PlayStation Portugal refere que desde o início dos Talents em 2015 já participaram mais de 350 projetos. O primeiro vencedor foi Strikers Edge da Fun Punch Games, seguindo-se VRock para realidade virtual, Out of Line, KEOBack ThenEvil Below e o mais recente vencedor foi Sophia and the Girl from the Past, sendo que quatro desses títulos ainda estão em produção.

Além do melhor jogo, as categorias secundárias dividem-se entre:

  • Prémio PlayStation Talents para Jogo mais Inovador;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Arte;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo Infantil;
  • Prémio PlayStation Talents da Imprensa;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Narrativa;

Há ainda uma categoria especial Games for Good, atribuído em parceria com o evento criado e organizado pela IADE. Vence o jogo que “melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito, e que contribua para um diálogo aberto sobre problemas reais da nossa sociedade e do nosso mundo”, explica a organização.

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