É apresentado hoje em Itália um estudo que alerta para a possibilidade da tecnologia RFID poder ser utilizada como veículo de transmissão de vírus, uma hipótese que até agora era descartada pela indústria devido à fraca capacidade de armazenamento deste tipo de sistemas (128 caracteres de informação).



O estudo “Estará o Seu Gato Infectado com um Vírus de Computador?” foi desenvolvido por um conjunto de investigadores europeus que garantem não ter como objectivo assustar o mercado, mas alertar para a possibilidade deste tipo de sistemas poderem ser usados não apenas para transmitir vírus, mas também para enfraquecer outros sistemas de detecção, em caso de ataque terrorista, por exemplo.



O estudo mostra como é possível infectar com software malicioso uma pequena parte de memória no chip, usado para dar resposta às necessidades de etiquetagem das cadeias de supermercado, ou na identificação de animais.



Os investigadores garantem que não encontraram falhas de segurança nos sistemas comercialmente usados e acrescentam que a possibilidade por eles testada recorreu a um sistema RFID desenvolvido pelo próprio grupo de utilizadores, procurando replicar as ofertas hoje disponíveis no mercado.



"Não encontrámos falhas específicas", garante um dos investigadores citado pela C|Net, acrescentando que boa parte dos cenários traçados pelo grupo só poderão concretizar-se se houver acesso à informação interior do chip.



Ainda assim, o grupo sublinha que o software comercial desenvolvido para as aplicações RFID tem as mesmas vulnerabilidades potenciais que o resto da indústria informática.



O estudo é apresentado na conferência Pervasive Computing and Communications patrocinada pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers e será detalhado na Internet juntamente com um conjunto de passos para ajudar a proteger os chips RFID das tentativas de uso malicioso.



Notícias Relacionadas:

2006-03-09 - Comissão Europeia lança debate público sobre o uso da tecnologia RFID
2005-06-21 - IBM apresenta novos serviços na área de tecnologia RFID

2004-12-20 - Nokia apresenta solução de comunicação para empresas baseada em RFID