A Research in Motion tem planos para lançar seis dispositivos equipados com o BlackBerry 10 até ao final do ano, cumprindo assim o plano definido ainda durante 2012. A empresa canadiana vai apostar em equipamentos com diferentes níveis de preço para cativar o maior número de utilizadores possível.

Vão ser lançados dispositivos de gama alta, média e de gama baixa, esta mais virada para os mercados emergentes onde a empresa ainda tem margem de crescimento e uma concorrência menos feroz. Os modelos vão variar entre smartphones all-touch e com teclado QWERTY, havendo ainda a possibilidade de ser lançado um novo tablet.

Depois do fosso que se foi criando entre o BlackBerry e os sistemas iOS e Android nos últimos meses, a RIM está decidida a atacar a terceira posição do mercado móvel. O lançamento de vários dispositivos e a disponibilização de 70 mil aplicações no dia da apresentação do BB10, a 30 de janeiro, são alguns dos trunfos usados pela marca canadiana.

A empresa espera ter também disponíveis 90% das 600 principais aplicações dos restantes ecossistemas, garantindo um início não forte em número de apps, mas em softwares e serviços que já são bastante utilizados mas que não estão disponíveis atualmente para BlackBerry.

Ao mesmo tempo a empresa liderada por Thorsten Heins está a fazer grandes esforços para cativar e manter uma linha de programadores independentes em várias áreas de desenvolvimento. Além da redução de burocracias, existe ainda um plano de apoio financeiro de dez mil dólares para programadores.

O diretor de marketing da RIM, Frank Boulben, disse em conversa à Fierce Wireless que neste momento o novo sistema operativo está a ser testado em 150 operadoras de todo o mundo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

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