
Arranca esta quarta-feira, 5 de março, mais uma edição da RoboParty, que este ano junta cerca de 100 equipas vindas de norte a sul do país, com participações internacionais do Brasil e da China.
Promovida pelo Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Universidade do Minho e pela botnroll.com, a 17ª RoboParty decorre até sexta-feira no Pavilhão Desportivo do campus de Azurém, em Guimarães. A entrada é gratuita para o público.
O evento tem como objetivo ensinar jovens e entusiastas a criar robots móveis autónomos de forma acessível e divertida. Ao longo de três dias e duas noites, as equipas, compostas por quatro pessoas, recebem um kit do robot “Bot’n Roll One A+” e aprendem eletrónica, mecânica e programação, com o apoio de 65 estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. No final, cada equipa leva o seu robot para casa ou para a escola, prolongando a aprendizagem.
A faixa etária dos participantes varia dos cinco aos 75 anos, sendo predominante a presença de jovens entre os 15 e os 17 anos.
Este ano, a RoboParty introduz novidades como demonstrações de outros robots desenvolvidos pelo LAR, como o CHARMIE - já apurado para o RoboCup 2025 no Brasil -, e formações acreditadas para professores, em MatLab, Simulink e controlo de movimento.
Os desafios robóticos são o ponto alto do evento. A "Crazy Race", com regras surpresa, o "Fun Challenge", que combina autonomia do robot com a destreza dos participantes, e o espetáculo "Robot Show", que acontece sexta-feira às 14h30, prometem atrair muitos visitantes.
Além da construção de robots, há múltiplas atividades lúdicas e desportivas, desde ténis de mesa e tiro com arco até atuações das tunas académicas da Universidade do Minho. A música ao vivo e a apresentação de gadgets futuristas completam o ambiente de animação.
Veja o vídeo de resumo da edição de 2024
Desde 2007, a RoboParty já envolveu mais de 8.500 jovens e continua a manter o objetivo de inspirar o gosto pela ciência e tecnologia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Neo Gamma: há mais um robot humanoide candidato a empregado doméstico -
App do dia
Capte fotografias a preto e branco como um “pro” com a Hypocam -
Site do dia
Nova ferramenta de inteligência artificial “Spell” gera mundos 3D em minutos -
How to TEK
Não quer o Copilot no Windows 365 Pessoal e Familiar? Saiba como desativar as opções
Comentários