Teve hoje início no Centro de Congressos de Lisboa o Festival Nacional de Robótica, "Robótica 2003", cujo ponto alto será a realização do Campeonato Nacional de Futebol de Robots, que contará com 91 equipas e cerca de 400 participantes.

A anteceder a competição, que começa hoje e termina no domingo, realiza-se durante todo o dia um encontro cientifico de discussão sobre a temática da robótica, onde o destaque foi para a palestra da oradora convidada Manuela M. Veloso, professora na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, EUA. Na sua intervenção, realizada na palestra inicial, a professora dissertou sobre o tema "Coordenação de Equipas de Robots em Ambientes Competitivos".

O ponto chave do seu discurso foi centrado no problema da Integração, ou seja, na complexidade inerente à coordenação de várias máquinas a trabalhar em conjunto. No fundo, mais do que conferir ao robot uma percepção a nível visual ou táctil o importante é, para Manuela Veloso, fazer com que a máquina saiba o que está a fazer e agindo "instintivamente". Para isto, a professora, investigadora na área de Inteligência Artificial, destacou a importância do conceito de Purposeful Perception, ou seja, de incutir no robot a noção de que deve focar a sua atenção apenas naquilo que directamente lhe interessa de modo a realizar uma determinada tarefa, tal qual os humanos fazem.

Já em conferência de imprensa, Manuela Veloso, falou de forma mais abrangente sobre as aplicações práticas da robótica, considerando o futebol de robots apenas um "pretexto" para o desenvolvimento deste tipo de máquinas nas quais, mais uma vez, referiu a importância da Integração, a qual pode vir a tornar os robots muito úteis, por exemplo em operações de salvamento em caso de incêndios ou outras catástrofes que envolvem uma maior complexidade. "Porque, também para os humanos as tarefas mais complexas exigem trabalho de equipa", referiu.

Sobre a evolução da robótica em Portugal, a professora afirmou existirem no nosso país profissionais e investigadores de muita qualidade e com enorme paixão pela causa, nomeadamente no Instituto Superior Técnico - entidade que organiza este festival. Mas lamenta o facto das entidades oficiais não investirem mais nesta área, a qual considera ter uma receptividade bastante interessante em Portugal, "como o provam a realização deste festival e do Campeonato Mundial de Futebol de Robots organizado por Portugal em 2004", adiantou.

Em relação a este último evento, do qual o Robótica 2003 é um tubo de ensaio,
registe-se que se realizará entre os dias 27 de Junho e 3 de Julho de 2004 no Pavilhão Atlântico (Parque das Nações, Lisboa) e será o maior evento do género alguma vez realizado em Portugal, contando com a participação das melhores selecções a nível mundial.

Notícias Relacionadas:

2002-06-25 - Portugal organiza mundial de futebol robótico em 2004
2003-04-06 - Campeonato Nacional de Futebol Robótico bate recorde de participações
2003-02-21 - Terceiro festival de robótica aposta no futebol