À semelhança da Boston Dynamics, que apresentou no Web Summit o seu Spot, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) é também conhecido pelas suas criações robóticas curiosas. O laboratório de pesquisa em robótica deu a conhecer o seu Mini Cheetah, o primeiro robot quadrúpede a conseguir fazer mortais à retaguarda, em março deste ano. Agora, o MIT decidiu dar a conhecer a sua nova e melhorada frota de nove autómatos através de um vídeo no seu canal de YouTube.

De acordo o MIT, os robots foram desenvolvidos para conseguirem fazer muito mais do que somente dar cambalhotas. Para além correr, andar e saltar, os Mini Cheetah querem também ser “craques da bola” e até já sabem dar uns toques.

Embora pesem cerca de nove quilogramas, os robots destacam-se pela sua durabilidade e resistência, sendo “quase indestrutíveis”, tal como garantem os especialistas que os desenvolveram. Além disso, os Mini Cheetah são construídos de forma modular, o que significa que, caso um deles perca uma das suas pernas robóticas ou um dos seus motores deixe de funcionar, é possível substituir facilmente os seus componentes “quase como Legos”, afirma Benjamin Katz, do departamento de engenharia mecânica do MIT.

Robot Cheetah do MIT não vê mas consegue evitar todos os obstáculos no seu caminho
Robot Cheetah do MIT não vê mas consegue evitar todos os obstáculos no seu caminho
Ver artigo

Os robots são o sucessor mais leve e pequeno de outro projeto desenvolvido pelo MIT: o Cheetah 3. O autómato lançado em 2018 destaca-se pela sua “locomoção cega”, utilizando uma série de algoritmos para evitar o contacto com obstáculos, reordenar movimentos e determinar a força a usar a cada passo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.