À semelhança da Boston Dynamics, que apresentou no Web Summit o seu Spot, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) é também conhecido pelas suas criações robóticas curiosas. O laboratório de pesquisa em robótica deu a conhecer o seu Mini Cheetah, o primeiro robot quadrúpede a conseguir fazer mortais à retaguarda, em março deste ano. Agora, o MIT decidiu dar a conhecer a sua nova e melhorada frota de nove autómatos através de um vídeo no seu canal de YouTube.
De acordo o MIT, os robots foram desenvolvidos para conseguirem fazer muito mais do que somente dar cambalhotas. Para além correr, andar e saltar, os Mini Cheetah querem também ser “craques da bola” e até já sabem dar uns toques.
Embora pesem cerca de nove quilogramas, os robots destacam-se pela sua durabilidade e resistência, sendo “quase indestrutíveis”, tal como garantem os especialistas que os desenvolveram. Além disso, os Mini Cheetah são construídos de forma modular, o que significa que, caso um deles perca uma das suas pernas robóticas ou um dos seus motores deixe de funcionar, é possível substituir facilmente os seus componentes “quase como Legos”, afirma Benjamin Katz, do departamento de engenharia mecânica do MIT.
Os robots são o sucessor mais leve e pequeno de outro projeto desenvolvido pelo MIT: o Cheetah 3. O autómato lançado em 2018 destaca-se pela sua “locomoção cega”, utilizando uma série de algoritmos para evitar o contacto com obstáculos, reordenar movimentos e determinar a força a usar a cada passo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários