Depois da Alemanha, Inglaterra, França e Espanha, Portugal é o quinto país da Europa onde a Samsung está a comercializar os seus computadores portáteis. Os produtos forma hoje apresentados oficialmente ao mercado e para já as linhas a comercializar são dirigidas ao sector médio/alto mas a empresa não afasta a hipótese de no próximo ano alargar o número de linhas comercializadas chegando também ao mercado de portáteis de entrada de gama.

Embora este ano seja reservado estrategicamente a uma apresentação da marca ao mercado, com a garantia de um posicionamento a nível da qualidade, Fernando Marques, responsável por esta área de negócio na Samsung Portugal, admite que no próximo ano as vendas atinjam as 10 mil unidades, garantindo assim uma quota de mercado de 5 por cento no total de notebooks vendidos em Portugal.

Segundo explicou Fernando Marques ao TeK, a decisão de entrar no mercado nacional de portáteis foi tomada a nível central na Coreia e deve-se ao facto da Samsung ter em Portugal uma posição impar a nível de comercialização de impressoras laser e monitores. A empresa vai avançar na comercialização dos portáteis com quatro distribuidores (a DLI, CPC-DI, JP Sá Couto e Data Box) e não com a mesma rede que utiliza nops outros produtos de informática já que esta é uma área mais específica, justificou ainda Fernando Marques.

Conceito “Thin & Light”
A nível internacional a Samsung tem 7 famílias diferenciadas de notebooks, mas para já em Portugal a comercialização vai iniciar-se com as linhas X, M e P. Mesmo as áreas de computadores pessoais e servidores, que a Samsung comercializa apenas na Coreia, não fazem parte dos planos da sunsidiária nacional a curto e médio prazo.

Os computadores portáteis são fabricados pela Samsung, em fábricas da Samsung, e mais de 80 por cento dos componentes são desenvolvidos pela empresa. Por enauqnto apenas o processador e o disco rígido são fornecidos por outros fabricantes, mas a Samsung conta até ao final do ano passar a produzir também os discos.

A empresa está já a colocar no mercado dois modelos da linha X, o Samsung X30 e o X15, esparando iniciar a comercialização de duas novas linhas no final do mês de Agosto, início de Setembro com o Samsung M40 e o Samsung P35.

Os modelos inserem-se na filosofia de portabilidade que privilegia a redução do peso e integram a tecnologia Intel Centrino, utilizando já os novos processadores Pentium M que receberam o nome de código Dothan. Os preços dos modelos X15 e X30 variam entre 1.999 euros e 2.499 euros para a versão com processador Pentium M a 1,7 GHz.

Até ao final do ano a Samsung conta aumentar o número de linhas no mercado nacional, lançando um portátil com um ecrã de 13 polegadas wide e um modelo ultraportátil com peso de 1 Kg.

Notícias Relacionadas:

2004-07-19 - Samsung apresenta esta semana primeiros modelos de notebooks para Portugal
2004-06-26 - Portáteis continuam a registar maior crescimento no mercado de PCs em Portugal

2004-05-13 - Toshiba Portugal recupera liderança do mercado nacional de portáteis