
A Samsung lançou no mercado o seu primeiro televisor OLED curvo e a tecnológica ajustou a estratégia de modo a que a LG não ganhe vantagem no mercado pelo preço. A empresa responsável pelos telemóveis Galaxy vai vender o modelo de 55 polegadas por 15 milhões de wons, cerca de dez mil euros.
O preço é várias vezes mais elevado do que as televisões LCD e LED que existem atualmente no mercado, mas continua mais barato que os televisores 4K. Para já a TV apenas vai estar disponível na Coreia do Sul, mas a partir do mês de julho vai chegar a outros mercados – que não foram especificados.
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Na linha de preços fixados para este tipo de televisores as tecnológicas não tiram grande lucro, tendo em conta os elevados custos de produção dos OLED curvos. A tecnologia de díodos orgânicos emissores de luz permite melhores contrastes, melhores “pretos”, cores mais vivas e mais definição que os televisores tradicionais.
A LG também tem um modelo OLED curvo que está à venda desde abril. Segundo dados da consultora DisplaySearch, citados pela Reuters, a tecnológica asiática terá vendido apenas algumas centenas de unidades deste modelo de televisor.
As duas tecnológicas estiveram envolvidas recentemente num escândalo, sendo que a LG acusava a Samsung de roubo de patentes relacionadas com tecnologias OLED.
Até ao final de 2013 devem ser vendidos cerca de 50 mil televisores OLED, curvos e não curvos, número que deverá crescer até aos 600 mil no próximo ano. O OLED nas TV é visto como um nicho de mercado e simultaneamente é apontado como o futuro dos ecrãs, tanto em dispositivos móveis como nos televisores.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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