Foram descobertas falhas de segurança nos chips Exynos 4 produzidos pela Samsung e que equipam dispositivos como o Galaxy S II e Galaxy Note (modelo 4210 dual-core) ou o Galaxy S III e Galaxy Note II (modelo 4412 quad-core).
A vulnerabilidade detetada permite que aplicações maliciosas tenham acesso às informações do utilizador que estejam na memória RAM do dispositivo. O mesmo problema permite que sejam introduzidos dados perigosos no kernel do sistema operativo que podem levar ao bloqueio do telemóvel.
A falha foi descoberta pelo programador alephzain da comunidade XDA, um dos grupos que desenvolve versões e aplicações "próprias" do sistema operativo para Android, quando tentava aceder às funções de administrador de um Galaxy S III. A falha afeta todos os smartphones e tablets equipados com os chips Exynos 4, e aos modelos já referidos, acrescentam-se o Galaxy Note 10.1 e o Meizu MX.
"A boa notícia é que conseguimos obter o root facilmente nestes dispositivos e a má notícia é de que não existe controlo sobre eles", disse alephzain.
Segundo avança a imprensa especializada, já existem correções para o problema encontrado mas que necessitam do acesso às funções de administrador - e que podem levar à perda de garantia do dispositivo.
A Samsung ainda não confirmou a existência da vulnerabilidade nos chips mas já admitiu estar a fazer uma investigação interna para aferir a veracidade do problema.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários