Foram descobertas falhas de segurança nos chips Exynos 4 produzidos pela Samsung e que equipam dispositivos como o Galaxy S II e Galaxy Note (modelo 4210 dual-core) ou o Galaxy S III e Galaxy Note II (modelo 4412 quad-core).

A vulnerabilidade detetada permite que aplicações maliciosas tenham acesso às informações do utilizador que estejam na memória RAM do dispositivo. O mesmo problema permite que sejam introduzidos dados perigosos no kernel do sistema operativo que podem levar ao bloqueio do telemóvel.

A falha foi descoberta pelo programador alephzain da comunidade XDA, um dos grupos que desenvolve versões e aplicações "próprias" do sistema operativo para Android, quando tentava aceder às funções de administrador de um Galaxy S III. A falha afeta todos os smartphones e tablets equipados com os chips Exynos 4, e aos modelos já referidos, acrescentam-se o Galaxy Note 10.1 e o Meizu MX.

"A boa notícia é que conseguimos obter o root facilmente nestes dispositivos e a má notícia é de que não existe controlo sobre eles", disse alephzain.

Segundo avança a imprensa especializada, já existem correções para o problema encontrado mas que necessitam do acesso às funções de administrador - e que podem levar à perda de garantia do dispositivo.

A Samsung ainda não confirmou a existência da vulnerabilidade nos chips mas já admitiu estar a fazer uma investigação interna para aferir a veracidade do problema.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.