âmbito de um protocolo assinado entre a SAP e a GERAP - Empresa Partilhada de Recursos da Administração Pública -será criado um Centro de Inovação e Demonstração SAP para a Administração Pública Portuguesa (CID), cujos pilares de funcionamento assentarão em três conceitos: demonstração, inovação e formação.

"O CID demonstrará competências e prestará apoio a iniciativas que melhorem a eficácia dos serviços partilhados da AP, nas áreas da gestão dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos", explica um comunicado de imprensa.

O centro irá ainda promover a transferência de conhecimento relacionado com a prestação de serviços partilhados nos domínios das áreas referidas.

O mesmo documento acrescenta que a AP ganhará com o acordo "novas competências e um acesso a práticas de excelência e de inovação, tanto ao nível do desenho de processos como no desenvolvimento de software".

No âmbito do acordo, a SAP irá criar cursos específicos, de acordo com as necessidades dos projectos e sistemas. Neste contexto, serão criadas academias, organizadas conferências ou workshops e disponibilizados conteúdos no formato de e-learning.

O CID, que será aberto a outras entidades, tendo em vista a complementaridade de conhecimentos, será formado por um conselho executivo com membros da GERAP e da SAP, um conselho consultivo, com representantes da GERAP, do Instituto de Informática do Ministério das Finanças e da Administração Pública, da Direcção-Geral do Orçamento, da SAP e de outras entidades ou organismos da Administração Pública.