As casas do “futuro” vão ser energeticamente mais sustentáveis e com maiores incentivos para a introdução de soluções baseadas em energia solar verde. A Schneider Electric tem vindo a desenvolver diversas soluções de gestão de eletricidade e apresentou na CES 2021, que este ano se realiza em formato digital, o painel elétrico residencial Wiser Energy Center, destinado ao mercado europeu.

Trata-se de um painel de nova geração, alimentando por inteligência artificial, que vai ajudar as casas a tornarem-se mais autossuficientes e net-zero num futuro próximo. O sistema garante aos residentes um controlo total da gestão e armazenamento da energia solar verde, sobre como a mesma é produzida, armazenada e distribuída pela casa. Assim como um retorno sobre o investimento melhorado das suas instalações fotovoltaicas, afirma a empresa.

A Schneider Electric afirma que o sistema Wiser controla todas as necessidades de energia dos equipamentos ligados a partir de um único local. A tecnologia incorpora algoritmos baseados em inteligência artificial, tornando as casas mais inteligentes e sustentáveis, afirma. A solução grid-to-plug pretende unir os medidores de energia, incluindo os carregadores de veículos elétricos, os geradores de reserva, armazenamento da eletricidade, inversores solares e os termostatos inteligentes, num único sistema inteligente de gestão de energia.

A tecnologia da Schneider Electric dá prioridade, sempre que possível, à energia verde, de forma a garantir que as aplicações e dispositivos que mais consomem, tais como os veículos elétricos, utilizem a sua maior parte. O sistema garante a mudança automática da energia tradicional para a renovável, tendo em conta o tempo, a meteorologia, a tarifa de energia e também os padrões de consumo dos residentes. Além disso, armazena quantidades de energia solar para reserva, no caso de emergências, na eventualidade das fontes convencionais falharem.

O Wiser Energy Center assume as notificações proactivas para os residentes sobre o risco de falhas elétricas, sobrecargas, problemas na instalação ou sobretensões. “Espera-se que o consumo elétrico das nossas casas duplique até 2050, ao mesmo tempo que enfrentamos o desafio de reduzir as suas emissões de CO2. Este é um dilema que temos de resolver,” destacou Manish Pant, vice-presidente executivo da Home and Distribution Division da Schneider Electric.

tek Wiser Energy Center

Todas as cargas, sejam leves ou pesadas, dos eletrodomésticos são ligadas a este painel, distinguidas entre as críticas e normais. Por exemplo, se houver mau tempo e seja feito um corte de energia, o painel passa ao modo carga crítica. O sistema inteligente define quais os eletrodomésticos são “essenciais” em casa, tais como o frigorífico. A energia de emergência das reservas passa a ser direcionada para estes eletrodomésticos.

Outras vantagens do painel Wiser Energy Center é, por exemplo, garantir que a velocidade de carregamento do veículo elétrico nunca ultrapasse o limite do serviço contratado, através do cálculo da energia máxima disponível com base na necessidade de outros equipamentos da casa. Permite priorizar a energia solar para carregar o carro, que pode ser programado para iniciar o carregamento durante os períodos de maior incidência da luz solar. Por fim, o sistema pode calcular os melhores tempos e tarifas para as necessidades da casa através da recolha de dados, IA em combinação com as tarifas dos fornecedores de energia.

A empresa garante que a instalação do Wiser Energy Center é simples para os eletricistas, que devido ao painel pré-cablado podem economizar tempo de instalação. Os proprietários podem gerir e controlar todo o sistema através de uma aplicação no smartphone. Além disso, a Schneider Electric afirma que a plataforma aberta vai continuar a ser melhorada através de atualizações do software, além da compatibilidade com outras soluções de terceiros, disponíveis no mercado.

Para já, a tecnologia vai estar disponível primeiro em França e Espanha, seguindo-se os restantes países europeus ainda durante 2021. Não há dados concretos sobre a penetração da empresa no mercado português. No entanto, a Schneider Electric afirmou que vai fazer uma grande aposta em Portugal na área das casas inteligentes e sustentáveis, assim como das energias renováveis durante este e nos próximos anos. O painel inteligente Wiser Energy Center será uma dessas apostas para breve.

O SAPO TEK está a acompanhar tudo o que de mais importante se passa na CES 2021. Veja aqui todas as novidades e anúncios da maior feira de tecnologia dos Estados Unidos que este ano decorre em modelo totalmente virtual.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.