Um ataque, uma falha de software… a primeira declaração da Western Digital sobre o problema que estará a afetar os utilizadores do sistema de armazenamento My Book Live não é precisa em relação às causas do problema, mas dá uma instrução muito clara em relação ao que deve ser feito a seguir.
“Neste momento, recomendamos que desligue o My Book Live da Internet para proteger os seus dados no dispositivo. Estamos a investigar ativamente e forneceremos atualizações sobre este tópico quando estiverem disponíveis".
O problema foi tornado público pelo site Bleeping Computer, que deu nota de várias queixas de utilizadores no fórum da Western Digital, depois de verificarem que todos os seus ficheiros guardados no dispositivo tinham desaparecido e que também não conseguiam aceder à cloud da Western Digital. As senhas de acesso à conta alegadamente tinham expirado. Pela mesma via soube-se que os problemas começaram depois dos utilizadores receberem uma instrução para restaurar o serviço, esta quarta-feira à tarde.
O My Book Live é uma solução de armazenamento local utilizada por consumidores e pequenos negócios, que permite guardar diferentes tipos de ficheiros e ter acesso à informação a partir de qualquer local.
As comunicações são protegidas por uma firewall, que aparentemente não funcionou, mas as razões continuam por explicar. A WD só confirmou entretanto que o firmware do dispositivo não é atualizado desde 2015.
Na mesma declaração a WD reconhece que “alguns My Book Live foram comprometidos por software malicioso. Em alguns casos o problema levou a um reset de fábrica que parece apagar todos os dados do dispositivo”.
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